Dados do Trabalho


Título

Detecção ativa, avaliação de relevância e verificação de rumores nacionais capturados pelo Centro de informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional de janeiro a abril de 2023.

Introdução

O Centro de informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional tem como finalidade realizar a detecção, a notificação, o monitoramento e o apoio à resposta a eventos de saúde que possam constituir emergência em saúde pública. Para uma detecção oportuna de potenciais emergências em saúde pública ou para o manejo de situações já caracterizadas como tal, a vigilância em saúde precisa incorporar novas formas de organização e novas ferramentas de trabalho. No CIEVS Nacional, as atividades de detecção envolvem, além da captura de rumores, avaliação de relevância e verificação.

Objetivo (s)

Descrever os rumores nacionais detectados, avaliação de relevância e verificação do CIEVS Nacional entre janeiro e abril de 2023

Material e Métodos

Estudo descritivo dos rumores nacionais capturados pelo CIEVS Nacional entre janeiro e abril de 2023. O eixo de detecção realiza a captura de rumores sobre possíveis surtos ou casos de doenças que podem constituir-se em emergência em saúde pública. A detecção de rumores é realizada diariamente, através da busca ativa em sistemas como no Epidemic Intelligence from Open Sources (EIOS) e Google Alerta, tendo como base a Lista Nacional de Notificação Compulsória da Portaria vigente. Os rumores são avaliados quanto a relevância na saúde humana, na assistência, no âmbito social e na capacidade de resposta, sendo classificados em relevantes e não relevantes. Os rumores relevantes passam pelo processo de verificação da veracidade das informações em fontes oficiais e/ou com as áreas técnicas do Ministério da Saúde, Rede CIEVS, instituições parceiras e atores externos.

Resultados e Conclusão

De 01 de janeiro até 30 de abril de 2023, foram detectados 1.156 rumores nacionais, sendo 153 classificados como relevantes. Destes, 102 foram verificados em fontes oficiais e 51 junto a área técnica ou Rede CIEVS. Os principais agravos detectados estão relacionados a arboviroses (32,67%), seguido de doenças respiratórias (32,02%) e outros agravos (35,31 %). A detecção precoce de potenciais emergências em saúde permite uma resposta rápida e oportuna, minimizando os impactos na saúde pública.

Palavras-chave

Vigilância em Saúde Pública; Detecção Ativa; Rumores; Verificação

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

GABRIELLE DIAS WANZELLER DA SILVA, CAROLINE NUNES DOS SANTOS, MURIEL MATOS DO NASCIMENTO SILVA, MARINA PISSURNO DO NASCIMENTO, ISABELA GEOVANNA JALES DUARTE, Marina Cristina Lima FONTELENE PRESTA, NINA LUIZA SÁ FISCHER, OTTO HENRIQUE NIENOV, REBECA CRISTINE CAMPOS MARTINS, DANIEL ROBERTO CORADI DE FREITAS, MARCIO HENRIQUE DE OLIVEIRA GARCIA