Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMALÁRICA EX VIVO DE ANÁLOGOS DO ÁCIDO CAURENOICO CONTRA Plasmodium vivax

Introdução

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego. A resistência aos antimaláricos vem aumentando, tornando necessário o desenvolvimento de novas estratégias para o tratamento contra a malária. As plantas produzem produtos químicos úteis para o controle e tratamento de Plasmodium spp. que causam a malária humana alguns compostos derivados de plantas como análogos do ácido caurenoico tem grande potencial contra infecções causadas pelo Plasmodium vivax.

Objetivo (s)

Avaliar atividade antimalárica ex vivo de análogos do ácido caurenoico (16α-hidro-ent-cauran-17-oico e ent-3β-hidrox-16-cauran-19-oico) contra P. vivax.

Material e Métodos

Foram coletadas amostras de sangue de pacientes com diagnóstico de malária vivax na Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) que assinaram o termo de consentimento (TCLE). Na fase aguda (diagnóstico de malária) com parasitemia com ≥ duas cruzes e mínimo de 50% de estágios em anel . Os leucócitos serão removidos através de coluna de celulose. A suspensão de parasitas (hematócrito 2% em meio IMDM 10% soro AB) foi adicionada a placas de 96 poços impregnadas com os compostos naturais nas concentrações de 100 a 50 µM/mL, cloroquina de 1000 e 500ng/mL, ou ao poço controle (sem droga). A placa foi incubada a 37°C em atmosfera hipóxica por no máximo 48h. A sensibilidade aos compostos foi avaliada através da determinação do IC50% nos diferentes isolados por microscopia óptica e citometria de fluxo. O calculo de IC50 foi feito no programa Prisma versão 5. A Anova two way foi utilizado para o nivel de significância (P<0.05).

Resultados e Conclusão

Foram incluídos um total de 8 amostras de sangue de pacientes positivos com malaria vivax para um screening de compostos naturais, destas 4 foram excluídas pois não tiveram desempenho satisfatório no cultivo. Após 46 horas de cultura ex vivo de P. vivax, observou-se que ambos os análogos inibiram significativamente o crescimento do parasita, com IC 50% de 45.93 - 46.06 μg/mL e 40.68 - 41.28 μg/mL para ent-3β-hidroxi-16-cauren-19- oico e ácido 16α-hidro-ent-cauran-17-oico respectivamente (P<0.05). Os resultados sugerem haver ação antimalárica destes contra o P. vivax, porém mais ensaios ex vivo são necessários para confirmação desses resultados.

Palavras-chave

malária; Plasmodium vivax; produtos naturais

Agradecimentos

Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Emanuelle Lira da Silva , Zeca Manuel Salimo, Anne Cristine Gomes de Almeida, Hector Henrique Ferreira Koolen , Yury Oliveira Chaves , Gisely Cardoso de Melo