Dados do Trabalho


Título

Avaliação da influência da recorrência parasitária nos parâmetros farmacocinéticos da cloroquina em pacientes adultos com malária por Plasmodium vivax

Introdução

A bacia amazônica ocidental é uma importante área endêmica para malária por P.vivax. Nos últimos anos, diversos relatos mostraram a falha do tratamento com cloroquina, o que pode estar relacionado à resistência. A avaliação da resistência à cloroquina requer a avaliação da exposição ao fármaco e, quando possível, a estimativa dos parâmetros farmacocinéticos. No entanto, não há dados sobre a farmacocinética da cloroquina nesta área endêmica. Além disso, a influência do reaparecimento precoce de parasitas no sangue sobre a exposição à droga foi pouco explorada na literatura.

Objetivo (s)

O presente estudo descreveu os parâmetros farmacocinéticos da cloroquina no sangue total de pacientes adultos com malária por P. vivax da bacia amazônica ocidental brasileira e comparou a área sob a curva (AUC) com o resultado parasitológico no dia 28.

Material e Métodos

Um total de 19 pacientes com recorrência do parasita em 28 dias e 20 pacientes sem recorrência foram incluídos no estudo. A cloroquina foi medida por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). Os parâmetros farmacocinéticos foram estimados por modelagem não compartimental.

Resultados e Conclusão

A concentração máxima variou de 1285 a 2030 ng/mL. A meia-vida terminal variou de 5,3 a 12,8 dias. O volume de distribuição de 1090 a 2340 L/kg, e a área sob a curva até a última concentração mensurável de 247 a 432 ng/mL.h. Conclusão: Os parâmetros farmacocinéticos foram semelhantes nos dois grupos, o que sugere a falta de influência do reaparecimento precoce dos parasitas na farmacocinética da cloroquina.

Palavras-chave

Malária vivax, Cloroquina, Farmacocinética, Recorrências.

Agradecimentos

Á equipe executora do projeto, á Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, á Universidade Federal do Pará, á Universidade do Estado do Amazonas e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas pela concessão de bolsa.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Marly Marques Melo, Mônica Regina Farias Costa, Jose Diego Brito Sousa, Wuelton Marcelo Monteiro, Gisely Cardoso de Melo, Margareth Silva Tavares, José Luiz Fernandes Vieira, Maria das Graças Costa Alecrim