Dados do Trabalho
Título
Sistema de Vigilância e Resposta Integralizadas de vírus emergentes: SARS-CoV-2, Influenza e Outros Vírus Respiratórios (OVR), sob a perspectiva da Saúde Única.
Introdução
Introdução. A ameaça global de epidemias e pandemias permanece, considera-se fundamental e oportuno revitalizar a vigilância dos Vírus Respiratórios (VR) e instituir a resposta integralizada, no sentido de reorganizar atividades e instituir novas práticas sob a ótica da saúde única.
Objetivo (s)
Elaborar um sistema de alerta, no intuito de acompanhar tendências de transmissão ao longo do tempo e espaço, identificar os vírus circulantes e os fatores de risco correlacionados, bem como avaliar o impacto dos vírus na população, implementar as interfaces da saúde humana, animal e ambiental, e otimizar a tomada de decisões oportunas, com detecção rápida, resposta integrada e sustentável.
Material e Métodos
Estudo descritivo e analítico, a partir de aprimoramento do modelo de vigilância epidemiológica da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de Síndrome Gripal, utilizando a base de dados Sivep-Gripe do Estado de São Paulo (ESP). Serão aplicadas e validadas metodologias de análise de dados, incluídas a análise de varredura espaço-temporal prospectiva de cluster via SatScan, a estimativa de situação corrente via algoritmo de Nowcasting e implementação de algoritmos de Forecasting (predição de curto prazo).
Resultados e Conclusão
Para validar a perfomance dos modelos preditivos em diferentes períodos, utilizou-se os dados do Sivep-Gripe de agosto de 2021 a agosto de 2022. Após essa análise, foram identificados os parâmetros que obtiveram a melhor acurácia na estimativa do número de novas internações e a varredura indicou os agrupamentos estatisticamente significativos emergentes no período. Foi possível observar que os casos de SRAG não estão distribuídos de maneira aleatória no espaço-tempo; houve formação de aglomerados em áreas específicas do estado. As DRS de Presidente Prudente, Barretos e Piracicaba apresentaram sinal de aumento na tendência de curto prazo para Covid-19. As análises de variação espacial das tendências temporais revelaram um aglomerado de alto risco na região de Itapeva com tendência de aumento dos casos SRAG em geral. Na sequência, automatização dos processos de trabalho, emissão de relatórios com as análises quantitativas propostas, e com a visualização das estimativas a partir de dashboard interativo
Palavras-chave
Influenza, SARS-CoV-2, Outros Vírus Respiratórios.
Agradecimentos
À Equipe Técnica da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória/CVE/CCD/SES-SP.
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Telma Regina Marques Pinto Carvalhanas, Tatiana Pineda Portella Zenker, Pamella Cristina de Carvalho Lucas, Camila Lorenz, Raquel Gardini Sanches Palasio, Guillermo Leonardo Florez Montero, Thiago Godoy de Oliveira, Rafael Lopes Paixão da Silva, Ana Lúcia Frugis Yu