Dados do Trabalho


Título

Citocinas plasmáticas e IgG anti- Trypanosoma cruzi entre extrativistas da piaçava no Rio Negro, Amazonas

Introdução

Sugere-se que a doença de Chagas seja laboral no extrativismo da piaçava na Região do Rio Negro, Amazonas, e as citocinas, mediadoras da resposta imune, contribuem na proteção ou evolução das formas clínicas da doença.

Objetivo (s)

Estudar a concentração de citocinas (IFN-γ L-10, IL-6, TNF-α IL-8) em amostras IgG positivas para T. cruzi.

Material e Métodos

Busca ativa na Região do Rio Negro por extrativistas e frequentadores de piaçabais; aceite do Termo de Consentimento; aplicação de questionário; coleta sanguínea de 513 voluntários (448 frequentadores de piaçabal e 65 no grupo controle); realização de eletrocardiograma; atendimento médico; sorologia por Imunofluorescência Indireta (IFI Chagatest) e ELISA (Wiener v. 3.0); ensaio de concentração de citocinas plasmáticas (Plataforma Luminex, IOC/FIOCRUZ), com kit BioRad.

Resultados e Conclusão

45 (9%) foram IgG reagentes e 468 (91%) não reagentes. 240 (48%) das amostras tiveram as citocinas quantificadas. Participantes que frequentaram piaçabal por até 10 anos apresentaram aumento significativo (p=0,021) nas concentrações de IL-10 (média= 53,15 pg/ml). Indivíduos com sorologia IgG positiva apresentaram menores concentrações de IFN-γ (p=0,021, média=27,74 pg/ml) e aumento de IL-8 (p=0,032, média=95,93 pg/ml) comparados aos negativos. IL-6 esteve em maiores concentrações entre os participantes com alteração eletrocardiográfica (p=0,019, média=34,48) em comparação aos não alterados. 115 (22%) participantes apresentaram alterações eletrocardiográficas, envolvendo alterações do ritmo cardíaco (30%), alterações na repolarização ventricular (45%), bloqueios intraventriculares (24%) e sobrecarga das câmaras cardíacas (13%). Dois (4%) participantes masculinos foram diagnosticados com cardiomegalia, receberam cuidados médicos, mas foram a óbito posteriormente.
Conclusões: Há carência de estudos de citocinas na Região do Rio Negro, e nossos resultados diferem dos estudos realizados por outros pesquisadores em outras localidades, inclusive brasileiras, quando comparam as concentrações de citocinas e a evolução do quadro clínico da doença de Chagas. Neste contexto, aponta-se a necessidade da ampliação do estudo comparativo do perfil de expressão de citocinas plasmáticas entre indivíduos expostos e não expostos à infecção, comparando os resultados sorológicos, eletrocardiográficos e manifestações clínicas no Rio Negro, Amazonas.

Palavras-chave

Citocinas. Doença de Chagas. Piaçabal. Rio Negro. Amazônia.

Agradecimentos

SEMSA Barcelos. Plataforma Luminex. Fiocruz. ILMD. DSEI Alto Rio Negro. FVS-Barcelos. Capes.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Evandro da Rocha Dias, Hugo Cairo de Castro Faria-Neto, José Rodrigues Coura, João Marcos Barbosa Mendes Benfica, Julio Cesar Miguel, Edson de Jesus Carneiro da Costa, Pedro Hernan Cabello, Angela Cristina Verissimo Junqueira