Dados do Trabalho


Título

Avaliação da Qualidade dos Dados do Sistema de Vigilância da Esporotricose Animal no Município de São Paulo - SP, 2011 a 2022

Introdução

A esporotricose é uma doença causada por fungos do gênero Sporothrix, é considerada a micose subcutânea mais frequente na América Latina, endêmica e com alta incidência em humanos e animais. Atualmente, o Brasil é o país com maior número de casos de esporotricose felina já notificados em todo o mundo e embora não exista um sistema de vigilância nacional específico para a doença, o município de São Paulo realiza a vigilância desde 2011.

Objetivo (s)

Avaliar a qualidade dos dados do sistema de vigilância da esporotricose animal do município de São Paulo - SP, no período de 2011 a 2022.

Material e Métodos

Estudo avaliativo, baseado nas Diretrizes para Avaliação de Sistemas de Vigilância em Saúde Pública do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América. Avaliou-se o atributo qualidade dos dados do sistema através dos componentes duplicidade, completude e consistência, utilizando como fonte de dados as bases de registros do Sistema de Vigilância da Esporotricose Animal do Município de São Paulo entre 2011 e 2022. Foram adotados os seguintes parâmetros: duplicidade “aceitável” caso atingisse um percentual ≤ 5%, completude e consistência "ótima" ≥ 81%, "boa" entre 61% e 80%, "regular" entre 41% e 60%, "ruim" entre 21% e 40% e "muito ruim" ≤ 20%.

Resultados e Conclusão

Identificou-se média de 0,9% de duplicidades que variou entre 0,6% e 3,1%, sendo considerado como aceitável. O percentual médio de completude identificado foi de 51,7%, sendo classificado como regular. Quanto a consistência, observou-se um percentual de 100%, classificada como ótima. Assim, o atributo foi classificado como bom, mas com necessidade de aperfeiçoamento na completude dos dados.
A qualidade dos dados é refletida pela completude e validade dos dados registrados no sistema. Um sistema com alta qualidade de dados pode representar com precisão o evento em saúde sob vigilância. Neste contexto, apesar da qualidade de dados do sistema de vigilância da esporotricose animal ter sido considerada boa, recomenda-se ao município maior atenção à completude das informações e a realização de ações de capacitação e que orientem os responsáveis pelo preenchimento das notificações, visto que a fragilidade na captação de dados pode refletir no acompanhamento dos casos e impactar negativamente nos indicadores de vigilância, como na identificação de fatores de risco ambiental, que depende de variáveis específicas para monitoramento.

Palavras-chave

Esporotricose. Antropozoonose. Avaliação de Sistema. Qualidade dos Dados.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Maiara Almeida Maia, Juliana Anaya Sinhorini, Tamara Leite Cortez, Luiz Carlos Barbosa Alves, Vivyanne Santiago Magalhães, Denizard André de Abreu Delfino, Marcelo Daniel Segalerba Bourdette, Natiela Beatriz de Oliveira, Marcio Henrique de Oliveira Garcia, Danielle Cristine Castanha da Silva, Ana Júlia Silva e Alves