Dados do Trabalho


Título

Atuação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional na Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional de desassistência da população indígena Yanomami, Roraima, Brasil, 2023

Introdução

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional tem como finalidade realizar a detecção, notificação, monitoramento e apoio à resposta a eventos de saúde que possam constituir emergência em saúde pública. Atualmente, a Rede Nacional dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS) é constituída por 190 unidades, sendo: 01 Nacional, 27 Estaduais, 42 Regionais, 26 de Capitais, 46 Municipais, 14 de Fronteiras e 34 de Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Em janeiro de 2023, o CIEVS Nacional foi notificado pela unidade CIEVS DSEI Yanomami sobre um rumor de adoecimento de três crianças no Território Indígena Yanomami, Roraima. Essas crianças necessitaram de transporte aéreo e, devido a indisponibilidade do serviço, evoluíram para óbito. O episódio evidenciou um cenário de desassistência, desnutrição e adoecimento da população Yanomami, o que levou a ações de preparação, vigilância e resposta.

Objetivo (s)

Descrever a atuação do CIEVS Nacional na vigilância da situação de desassistência na população indígena Yanomami, Roraima, Brasil, 2023.

Material e Métodos

Estudo descritivo, em que as informações foram extraídas das bases de dados do CIEVS Nacional durante a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional de desassistência Yanomami, entre janeiro e maio de 2023. As informações apresentadas incluem o processo de trabalho desenvolvido pelo CIEVS Nacional, nos eixos de detecção, monitoramento e resposta.

Resultados e Conclusão

O rumor de desassistência Yanomami detectado pelo CIEVS Nacional foi classificado como de alta relevância. Após o processo de verificação, o evento foi classificado como um evento de impacto moderado e alto risco para a população indígena segundo matriz de risco. Durante o monitoramento do evento, foram registrados 538 óbitos em menores de 5 anos no período de 2019 a 2022. Do total, 157 óbitos foram registrados em 2019 (80 do sexo feminino e 77 do sexo masculino), 162 óbitos em 2020 (84 do sexo feminino e 78 do sexo masculino), 120 óbitos em 2021 (65 do sexo feminino e 55 do sexo masculino) e 99 óbitos em 2022 (43 do sexo feminino e 56 do sexo masculino). A partir da avaliação de risco, foi recomendada a ativação de estruturas de resposta e instituição do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Yanomami) em 26 de janeiro de 2023.

Palavras-chave

Povos indígenas; Emergências; Centro de Operações de Emergência.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Caroline Nunes Dos Santos, MARINA PISSURNO DO NASCIMENTO, Gabrielle Dias Wanzeller da Silva, Geovanna Jales Duarte, Nina Luiza Sá Fischer, Maria Cristina Lima Fontenele Presta, Muriel Matos Do Nascimento Silva, Otto Henrique Nienov, Rebeca Cristine Campos Martins, Marcio Henrique De Oliveira Garcia