Dados do Trabalho
Título
Análise retrospectiva do perfil de infecção por SARS-CoV-2 em pacientes positivos para COVID-19 em Vitória da Conquista, Nordeste do Brasil
Introdução
A COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, é uma condição clínica cuja manifestação da gravidade dos sintomas é variável de acordo com o perfil demográfico da população estudada. Observou-se que muitos estudos focaram na disseminação da COVID-19 em grandes centros urbanos no Brasil e poucos avaliaram cidades médias ou pequenas da região Nordeste.
Objetivo (s)
Os objetivos deste estudo foram: identificar fatores de risco para mortalidade por infecção por SARS-CoV-2; avaliar os padrões de expressão gênica das principais vias de resposta imune de pacientes com COVID-19; e identificar as variantes circulantes do SARS-CoV-2 em residentes de uma cidade de médio porte do Nordeste do Brasil.
Material e Métodos
Este estudo incluiu um total de 783 pacientes diagnosticados para SARS-CoV-2 entre maio de 2020 e agosto de 2021. Os dados clínico-epidemiológicos de pacientes que tiveram o desfecho da doença entre recuperado e óbito foram comparados. Esses pacientes também foram divididos em três grupos com base na gravidade da doença: assintomático, leve e moderado/grave. Amostras de swab nasal pacientes de cada um desses grupos foram submetidas a análises de 84 genes envolvidos com as vias de resposta imune por qPCR array e sequenciadas usando Oxford Nanopore MinION.
Resultados e Conclusão
Foram identificados como fatores de risco para mortalidade: presença de comorbidade pré-existente, principalmente doença cardiovascular, diabetes e/ou doença pulmonar obstrutiva crônica; ser do sexo masculino; e apresentar valores de Ct (cycle threshold) no PCR para diagnóstico da infecção abaixo de 22. A análise dos perfis de expressão dos genes das vias inflamatórias mostrou que quanto maior a gravidade da infecção, maior a ativação das vias inflamatórias, desencadeando a tempestade de citocinas e diminuindo a regulação das vias anti-inflamatórias. A análise do genoma viral revelou a circulação de linhagens múltiplas, como B.1, B.1.1.28, Alpha e Gamma, sugerindo que vários eventos de introdução ocorreram ao longo do tempo. Este estudo ajudou a identificar as cepas específicas e aumentar nossa compreensão do verdadeiro estado de saúde local. Além disso, nossos dados demonstram que a vigilância epidemiológica e genômica juntas podem ajudar a formular estratégias de saúde pública para orientar ações governamentais.
Palavras-chave
SARS-CoV-2, expressão gênica, sequenciamento, vigilância genômica, vigilância epidemiológica
Agradecimentos
CAPES
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Anna Carolina Saúde Dantas, Hellen Braga Martins Oliveira, Danielle Souto de Medeiros, Marina Silveira Cucco, Luciane Amorim Santos, Vagner Fonseca, Marta Giovanetti, Fernanda Khouri Barreto, Guilherme Barreto Campos, Lucas Miranda Marques