Dados do Trabalho


Título

A vigilância baseada em rumores e eventos relacionados à mpox no Brasil: novas perspectivas para a vigilância epidemiológica no SUS

Introdução

A vigilância baseada em eventos e rumores (VBE) utiliza informações de fontes oficiais e não-oficiais (notícias, mídias sociais, etc.) para desencadear uma resposta rápida e eficiente a eventos de saúde pública, baseado no sistema de alerta precoce e resposta (EWAR)

Objetivo (s)

Descrever o perfil da detecção ativa de rumores do Ministério da Saúde (MS) durante a emergência global de mpox e avaliar quanto à oportunidade e veracidade.

Material e Métodos

Trata-se de estudo descritivo sobre os produtos da detecção de rumores sobre mpox no MS. A detecção é diária, utilizando-se diversas fontes de mídias e ferramentas, como o Epidemic Intelligence from Open Sources (EIOS/OMS), com registro das informações, avaliação de risco e verificação da veracidade, para desencadeamento das ações.

Resultados e Conclusão

Da SE 29 de 2022 (data da declaração da emergência global pela OMS) até a SE 13 de 2023 foram detectados 497 rumores sobre mpox, avaliados pelo Ministério da Saúde como relevantes (239 nacionais/258 internacionais). Foram realizadas 28 solicitações de verificação em âmbito nacional, e destas, 19 foram verídicas (67%). Na SE 23 de 2022 foi confirmado o primeiro caso de mpox no Brasil. O caso foi registrado no estado de São Paulo, após análise metagenômica. Após esta detecção, foi instaurada uma Sala de Situação para vigilância do agravo no âmbito da SVSA, que posteriormente foi elevada a um COE. A VBE se aliou à vigilância baseada em indicadores (VBI) na construção de informações epidemiológicas. Os rumores detectados e verificados subsidiaram diariamente a construção de um card diário. As notificações de casos foram inseridas na plat. RedCap, antes da inclusão no sistema eSUS. Na SE 13, foi publicado o card de nº 169, que confirmou 10.893 casos de mpox no Brasil, nas 27 UFs. Foram reportados 723 casos prováveis e 2.334 casos suspeitos. Quinze óbitos foram registrados em 7 estados brasileiros (PA, SC, MA, MT, SP, MG, RJ). No cenário internacional, foram confirmados 86.972 casos em 119 e 114 óbitos. Os países com maior nº de óbitos foram: EUA (38), Peru (20), Brasil (15) e Nigéria (09). O case de vigilância da mpox demonstra que a detecção oportuna de rumores pode ajudar a gestão em saúde a emitir respostas precoces às emergências e fornecer uma base científica para a comunicação eficaz de informações em futuras crises de saúde pública. O MS realiza a rotina de detecção de forma estratégica, e o processo de verificação de rumores é essencial para que as informações sejam transpostas em ações.

Palavras-chave

Monkeypox, mpox, VBE

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

João Lucas Mendonça Dilly, Aline M. Rapello do Nascimento, Claudio Guedes Salgado