Dados do Trabalho


Título

INFECÇÃO PELO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO EM MATERNIDADE: RELATO DE CASO DA INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Objetivos(s)

O objetivo deste estudo é descrever a investigação epidemiológica de um surto de infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) ocorrido em uma maternidade de um município da Bahia.

Relato do Caso

Trata-se de um relato de caso da investigação, ocorrida em fevereiro de 2023, em uma maternidade pública situada em um município com 156.277hab., no interior baiano. Esta unidade é referência para uma região de saúde, são 69 leitos, sendo 13 na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), e cinco na Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN). Técnicas da vigilância do Núcleo Regional de Saúde Sul/Secretaria de Saúde do Estado da Bahia utilizaram como fontes o sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), o Sivep-Gripe (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe) e relatórios da maternidade. No hospital, realizaram-se reuniões com representantes dos setores da vigilância, qualidade e segurança do paciente; além de inspeção sanitária. Utilizou-se como medida a taxa de ataque (Tx) geral e por dia, considerando-se a data inicial de sintomas. Entre 24.02 e 03.03.23 sete recém-nascidos (RN) apresentaram sintomas respiratórios; destes, em seis casos foi confirmada a infecção pelo VSR por meio de pesquisa molecular (Tx=85,7%). Os resultados das amostras foram não reagentes para o vírus da Influenza e da Covid-19. Verificou-se que as idades variavam entre 23 dias até dois meses completos; e cinco eram prematuros. Todos os RN, ao nascer, ficaram na UTI e depois foram para a UCIN, unidade na qual começaram a apresentar os sintomas. Em dois casos houve agravamento do quadro para Síndrome Respiratória Aguda Grave, o que demandou retorno para a UTI. Todavia, a evolução de todos os RN foi “cura”. Na ocasião do surto a unidade reforçou as medidas de controle. No que se refere à equipe, verificou-se que duas técnicas de enfermagem haviam apresentado sintomas respiratórios em dias anteriores ao aumento da Tx. No momento da inspeção sanitária à UTI e UCIN não foram observadas inconformidades.

Conclusão

Conclui-se que a UCIN foi o local provável do surto de VSR, sendo plausível inferir que a fonte de contaminação pode ter relação com o cuidado prestado pelas colaboradoras. Notar que a infecção nosocomial é de caráter complexo e investimentos em educação permanente são essenciais, especialmente em unidades com prematuros, sabidamente de maior gravidade. Destaca-se que a investigação epidemiológica foi uma estratégia potente para apontamentos sobre a cadeia da infecção pelo VSR.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Adriana Galdino, Yndiara Novaes Santos Oliveira