Dados do Trabalho


Título

Detecção de rumores em mídias e redes sociais como estratégia de identificação de eventos e emergências em saúde pública no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do estado da Bahia (Cievs - Bahia)

Introdução

Os surtos e epidemias cada vez mais recorrentes, no Brasil e no mundo, têm evidenciado a necessidade do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do estado da Bahia (Cievs - Bahia) adoção de mecanismos que possibilitem conhecer precocemente alterações no padrão de doenças e agravos, bem como circulação de novos patógenos. A busca de rumores na mídia é uma estratégia utilizada pelo Cievs - Bahia, como ferramenta complementar para identificação precoce de eventos e emergências em saúde pública.

Objetivo (s)

Analisar rumores e notícias em mídias e redes sociais como ferramenta para detecção oportuna de eventos e emergências em saúde pública no estado da Bahia.

Material e Métodos

Estudo de natureza descritiva, a partir da captura de rumores e notícias em mídias e redes sociais, utilizando palavras-chaves e descritores, realizada no período de 01/01/2022 a 31/12/2022 e registradas em planilhas eletrônicas.

Resultados e Conclusão

No período do estudo foram capturados 4.398 rumores e notícias. Quanto a origem e local da detecção, 70 (2%) de caráter internacional, 2.603 (59%) nacional e 1.725 (39%) estadual. No tocante a avaliação prévia de risco para ocorrência de surtos ou epidemias, 186 (4%) classificados como alto risco, 779 (18%) médio risco e 3.433 (78%) baixo risco. Quanto a relevância para o estado da Bahia, foram identificados 77 rumores e notícias que necessitaram gerar comunicados de verificação para áreas técnicas, sendo 5 (6%) de alto risco, 6 (8%) para médio risco e 66 (86%) para baixo risco. A avaliação do status dos rumores e notícias revelou, pelas áreas técnicas que 73 (95%) foi classificado como verídico e 4 (4%) como não verídico (rumor). As notícias verídicas estimularam as áreas técnicas adotar precocemente medidas de controle das doenças e agravos e subsidiar o Cievs no tocante a vigilância, alerta e resposta dos eventos em saúde pública. A captura de notícias em mídias e redes sociais oportunizou identificar e classificar os eventos de saúde pública e gerar informações e alertas para áreas técnicas possibilitando ampliar o monitoramento de doenças e agravos de relevância para o Cievs Bahia. Além disso, facilitou precocemente a adoção de medidas de controle, demonstrando ser uma ferramenta eficaz para a detecção e identificação de eventos e emergências em saúde pública.

Palavras-chave

detecção, rumor, mídias sociais, cievs, emergência em saude pública

Agradecimentos

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

Enio Silva Soares, Fabíola Azevedo Araújo, Sheila Cristina Silva de Jesus