Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA FEBRE DO ZIKA VÍRUS EM PERNAMBUCO DESDE A SUA INTRODUÇÃO (2015 – 2021).

Introdução

Febre do Zika vírus é uma arbovirose urbana transmitida pela picada do mosquito fêmea da espécie Aedes aegypti. É uma doença exantemática que provoca prurido intenso e eventualmente febre baixa. Cerca de 20% da população desenvolve sintomas clínicos. Foi isolada no Brasil em 2015 e desde então vem ocorrendo surtos isolados em Pernambuco. As vias de transmissão descritas na literatura são transfusão sanguínea, transparentaria, e sexual, sendo transmissão sexual relatada pela primeira vez em 2011. No Brasil, foi estabelecida como uma doença de notificação compulsória estabelecido na Portaria 204 de 2016. A ocupação desordenada dos grandes centros urbanos, a intermitência no abastecimento de água, a falta de regularidade de coleta de lixo e de políticas públicas adequadas são fatores que de contribuem para o aumento da proliferação do vetor.

Objetivo (s)

Este trabalho tem como objetivo conhecer o perfil epidemiológico dos casos de zika vírus no estado de Pernambuco entre os anos de 2015 a 2021 para melhorar a estratégia de prevenção e promoção da saúde

Material e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo transversal, Os dados secundários utilizados foram oriundos do DATASUS/Ministério da Saúde (MS). Foram selecionadas cinco variáveis: classificação final, raças/ cor, sexo, escolaridade, faixa etária.

Resultados e Conclusão

De acordo com os anos estudados foram notificados 11.575 casos suspeitos de Zika, desse total, 294 foram confirmados e não houve nenhum óbito pelo agravo. Em relação a variável Raça/Cor, 31% se declararam na cor parda. A partir da variável sexo, 61% correspondem ao sexo feminino e a principal faixa etária acometida foi à faixa etária produtiva. A definição do perfil epidemiológico da população residente em Pernambuco é uma importante ferramenta que contribui para a melhora das ações de controle vetorial e assistência ao paciente.

Palavras-chave

Saúde pública, Doença Tropical, Epidemiologia, Zika

Agradecimentos

A toda Equipe de Vigilância em Saúde da IVª Regional de Saúde de Pernambuco

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

JOSIENE MARIELA MIRANDA, ANDERSON ENIO SILVA DUQUE, ALYNE FERNANDA TORRES DE LIMA, DANIELA BANDEIRA ANASTÁCIO, LAIS NAVARRO XAVIER, MARIA CLAUDIA RIBEIRO AGRA, MARIA DA CONCEIÇÃO CARVALHO MACIEL, MARIA EFIGÊNIA DE ASSIS, PIETRA LEMOS COSTA, TÁRCILA KALYNA DE ALMEIDA ALVES SABORIDO, TEREZINHA REJANE QUEIROS DIAS NASCIMENTO