Dados do Trabalho
Título
Avaliação da proteína piridoxal quinase (PK) de Leishmania infantum para o diagnóstico da leishmaniose visceral humana e canina
Introdução
A leishmaniose visceral (LV) é uma doença altamente negligenciada que está presente em vários países do mundo. Os tratamentos atuais contra esta doença não são adequados, principalmente devido à toxicidade e/ou alto custo dos medicamentos. Além disso, o desenvolvimento de vacinas ainda é insuficiente. Nesse cenário, o diagnóstico imediato de LV é considerado necessário e relevante.
Objetivo (s)
Avaliar a capacidade antigênica da proteína PK e seu epitopo
Empregar em um diagnóstico mais preciso da LV canina e humana.
Material e Métodos
O presente estudo avaliou a eficácia diagnóstica da proteína Leishmania infantum piridoxal quinase (PK), aplicada em sua versão recombinante (rPK). Além disso, um epítopo específico de célula B derivado da sequência PK foi previsto, sintetizado e avaliado como marcador de diagnóstico.
Resultados e Conclusão
Os resultados dos testes de ELISA mostraram que os antígenos foram altamente sensíveis à identificação de LV em soros de cães e humanos, apresentando baixa reatividade com amostras de doenças relacionadas à LV. A proteína recombinante A2 (rA2) e a preparação antigênica de L. infantum (SLA), utilizadas como controles, também se mostraram altamente sensíveis na detecção de casos sintomáticos, embora tenha sido encontrada baixa sensibilidade quando analisados soros assintomáticos. Alta reatividade cruzada também foi encontrada quando esses antígenos foram avaliados contra amostras de doenças relacionadas à LV. O acompanhamento sorológico pós-terapêutico mostrou que os níveis de anticorpos anti-rPK e antipeptídeo IgG diminuíram em níveis significativos após o tratamento. Em contraste, a presença de altos níveis de anticorpos anti-rA2 e anti-SLA ainda foi detectada após a terapia. Em conclusão, rPK e seu epítopo específico de células B devem ser considerados para estudos futuros como um marcador diagnóstico para LV canina e humana.
Palavras-chave
L. infantum, diagnóstico, ELISA,
Agradecimentos
CAPES E A EQUIPE DO LABORATÓRIO DE BIOMARCADORES DA UFMG
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
João Augusto OLIVEIRA SILVA, Amanda SANCHES Machado, FERNANDA FONSECA RAMOS, DANIELLE PAGLIARA LAGE, FERNANDA João LULDOLF, BETHINA T STEINER, THIAGO AR REIS, VIVIAN T MARTINS, ANA T CHAVES, JAMIL S OLIVEIRA, EDUARDO A F COELHO