Dados do Trabalho


Título

INTERAÇÃO in silico DE p-AMINOCHALCONAS SINTÉTICAS COM A ENZIMA CRUZAÍNA DE Trypanosoma cruzi

Introdução

A doença de Chagas (DC) é uma doença negligenciada que afeta milhões de pessoas no mundo, sendo o Brasil um dos 21 países endêmicos. Atualmente, o benznidazol (Bz) é o único fármaco disponível para o tratamento da doença no Brasil, mas apresenta eficácia limitada e importantes reações adversas. Dessa forma, existe a necessidade de se explorar o potencial biotecnológico de algumas moléculas, como as chalconas, precursoras de flavonoides que apresentam atividades antimicrobiana e leishmanicida descritas.

Objetivo (s)

Assim, o objetivo do presente trabalho foi estudar a interação teórica de p-aminochalconas (p-AC) sintéticas com a enzima cruzaína (TcCr) de Trypanosoma cruzi.

Material e Métodos

A estrutura cristalográfica da enzima complexada ao inibidor tetrafluorofenoximetilcetona (TFFMC) foi obtida no Protein Data Bank (PDB: 3IUT); as estruturas de p-AC, Bz e TFFMC foram desenhadas com o software MarvinSketch. As simulações de docking molecular foram performadas no servidor online SwissDock, e os resultados avaliados com os programas USCF Chimera e BIOVIA Discovery Studio.

Resultados e Conclusão

As p-AC apresentaram valores de energia de afinidade variando entre -6,8 a -7,2 kcal.mol -1. As interações entre p-AC e Bz com TcCr ocorreram em região similar à do inibidor TFFMC. Nessa região, as p-AC interagiram através de ligações de hidrogênio, π – π stacked, π – amida stacked, π – alquil, alquil e ligação carbono-hidrogênio com resíduos de Cys 25, His 162, Met 68 e Ala 138, próximos do sítio catalítico TcCr. Podemos concluir, assim, que as p-AC tem potencial de interação com a TcCr no sítio catalítico, servindo como moléculas de interesse no contexto do desenvolvimento de novos compostos tripanocidas.

Palavras-chave

Chalconas; Doença de Chagas; Docking molecular; Cruzaína.

Agradecimentos

Os autores agradecem à FUNCAP, CNPq e CAPES pelo apoio financeiro.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Vitor Mendes Bezerra, Felipe Ramon Cunha da Silva, Emanuel Paula Magalhães, Lyanna Rodrigues Ribeiro, Mac Dionys Rodrigues da Costa, Mateus Edson da Silva, Marcelo Morais Gomes Maia, Tiago Lima Sampaio, Hélcio Silva dos Santos, Alice Maria Costa Martins, Ramon Róseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes