Dados do Trabalho


Título

Estudo descritivo dos casos confirmados, internações e taxa de mortalidade por Tuberculose Pulmonar na Bahia nos anos de 2015 a 2022.

Introdução

O surgimento da pandemia provocou uma reestruturação global dos serviços de saúde, repercutindo no controle de outras doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anos de progresso no controle da tuberculose foram perdidos durante a pandemia. Dessa maneira, faz-se necessário um estudo descritivo das possíveis alterações que o período pandêmico proporcionou sobre a atenção e cuidado.

Objetivo (s)

Descrever o número de casos, internações e taxa de mortalidade por tuberculose pulmonar nos últimos oito anos na Bahia e avaliar possíveis alterações no seu controle em decorrência do período pandêmico.

Material e Métodos

Estudo observacional com corte transversal de caráter retrospectivo, utilizando dados obtidos pelo Sistema de Informações Hospitalares (SIH/DATASUS). Foram analisadas as seguintes variáveis: número de casos confirmados por ano diagnóstico, número de internações por local de residência e ano atendimento e taxa de mortalidade por ano atendimento.

Resultados e Conclusão

Quanto ao Número de Casos confirmados, não houve mudança notável no período de 2015 a 2022, com valores oscilando entre 4.710 (em 2020) e 5.681 (em 2018). No número de internações, houve uma diminuição contínua a partir do ano de 2018 (951 internações) com maior ênfase nos anos de 2021 (556 internações) e 2022, sendo este o ano com menor número (411 internações), menos da metade das internações dos anos de 2015, 2016 e 2017. Por fim, quanto a Taxa de Mortalidade, não houve um padrão de aumento ou diminuição notável durante esse período, se mantendo bastante variável, porém com uma taxa histórica no ano de 2022 (11,68%), sendo essa a maior taxa de mortalidade por tuberculose pulmonar dos últimos 16 anos. Portanto, é possível inferir a influência que a falta de leitos e a recomendação de tratamentos em casa devem ter tido sobre a diminuição do número de internações durante a pandemia de COVID-19, gerando casos mais graves e resultando em uma maior taxa de mortalidade.

Palavras-chave

Tuberculose, COVID-19, Pandemia

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Gustavo Fernandes Brazão, Rafael Carneiro de Lélis, Lucca Borges Ornelas, Ana Caroline Santos Gomes