Dados do Trabalho


Título

Explorando as experiências de homens com Mpox em um estado do Nordeste brasileiro

Objetivo (s)

Descrever as percepções, comportamentos, atitudes e itinerários de homens com Mpox.

Material e Métodos

Estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram convidados todos os homens atendidos em um hospital de infectologia no Rio Grande do Norte que positivaram para Mpox (n=56) no período entre junho e novembro de 2022. Aceitaram participar do estudo 16 homens. Utilizou-se o ambiente virtual Google Meet para coleta dos dados. Os participantes concederam entrevistas em profundidade a partir de uma pergunta aberta, as quais foram gravadas. Utilizou-se o Libre Office para transcrição e transcriação do corpora. Realizou-se processamento lexicográfico no software IRaMuTeQ, versão 07 alpha 2. Foram utilizadas a Classificação Hierárquica Descendente (CHD) com nível de significância estatística de 95% para associação dos termos entre as classes e a Análise Fatorial de Correspondência (AFC) para apoiar a análise temática de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

Resultados e Conclusão

A retenção textual foi de 93,40%. Obteve-se 5 classes semânticas a partir da CHD, com todas as palavras com valor de p<0,0001. A classe 1 reteve 12,04% dos Segmentos de Texto (ST), associada com os termos: lesão, região, bolha, pênis, corpo, cicatriz, mão, surgir, feridas, grande. A classe 2 reteve 19,1% dos ST, com as palavras dor, febre, cabeça, tomar, sintoma, isolado e sentir. A classe 3 (28,97% dos ST), associou-se as palavras pessoa, doença, estigma, preconceito, informação, entender, Mpox, homem, HIV e homossexual. A classe 4, com 16,45% dos ST, manteve associação significativa as palavras preservativo, relacionamento, parceiro_sexual, sexo, PREP e contexto. Na classe 5 (23,43% dos ST), hospital, médico, exame, atendimento, infectologista e consulta tiveram significância estatística. Com auxílio da AFC, elaborou-se 3 categorias temáticas: Classes 01 e 02 - “Sinais e sintomas alertando para a infecção da Mpox”. Classes 03 e 04 - “O contexto da infecção e o enfrentamento ao estigma contra Gays e HSH”. Classe 5 - “Manejo clínico, controle e fragmentação do cuidado no contexto da Mpox”. O estigma e a fragmentação do cuidado enfrentados por homens no contexto da Mpox representaram barreiras significativas para a prevenção e o tratamento eficaz da doença, impactando na detecção precoce, no diagnóstico adequado e no acompanhamento contínuo, o que pode contribuir para a propagação da doença.

Palavras-chave

Varíola dos macacos. Doenças transmissíveis emergentes. Saúde do homem. Estigma social.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Glauber Weder dos Santos Silva, Iago Matheus Bezerra Pedrosa, Isabelle Campos de Azevedo, Deanne Dias Barbalho, Anne Caroline Lisboa Marinho, Júlia Maria de Lira, Anderson Reis de Sousa