Dados do Trabalho


Título

Análise da densidade de Lutzomyia longipalpis no contexto da implementação de coleiras impregnadas com Deltametrina 4%, no programa de controle da leishmaniose visceral no Município de Fortaleza

Objetivo (s)

Analisar as diferenças na densidade de machos e fêmeas de Lutzomyia longipalpis, vetor principal da leishmaniose visceral no Brasil, em duas áreas (controle e intervenção) do município de Fortaleza no contexto da implementação de coleiras impregnadas com Deltrametrina 4%, no programa de controle da leishmaniose visceral.

Material e Métodos

Foram selecionados aleatoriamente 10 domicílios em uma área controle e 10 na área sob intervenção. Foram realizadas capturas com armadilhas do tipo CDC em duas áreas do município de Fortaleza, totalizando 20 armadilhas em cada área. As capturas foram realizadas mensalmente, por três noites consecutivas, no período de agosto de 2021 a agosto de 2022.

Resultados e Conclusão

Foram capturados neste período 8357 espécimes, sendo 90,5 % de machos. Em relação as áreas, 69,7% foram capturados na área intervenção e 30,3% na área controle, sendo esta diferença estatisticamente significante (p< 0.00001). Todavia, quando comparado o número de fêmeas entre as áreas não foram observadas diferenças. Quanto à distribuição temporal, as fêmeas mostraram tendência estacionária no período de Agosto-Nov/2021 em ambas as áreas, havendo um aumento da densidade de fêmeas da área controle capturadas a partir de Dez/2021 tendo seu pico máximo no mês de Fev/2022. Na área intervenção foi observado decréscimo entre Dez/2021 e Fev/2022, voltando a aumentar em Mar/2022. Conclusão: A densidade de fêmeas de Lutzomyia longipalpis nas áreas intervenção e controle foi homogênea, não sendo detectadas diferenças entre a área sob intervenção e controle. Os resultados sugerem que as coleiras não influenciam na redução da densidade de fêmeas na área sob intervenção. Todavia, estes resultados são preliminares e devem ser analisados controlando outras variáveis que podem influenciar a densidade como o número de fontes alimentares, cobertura vegetal entre outros.

Palavras-chave

Palavras chaves: Lutzomyia longipalpis; Deltametrina;

Agradecimentos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Mariana Dantas da Silva, Nayara Camila Amorim de Alvarenga Pivisan, Fabrício Kássio Moura Santos, Eunice Aparecida Bianchi Galati, Guilherme Loureiro Werneck, Fredy Galvis Ovallos