Dados do Trabalho
Título
Incidência de leptospirose no período pós desastres nos municípios mais afetados do sul da Bahia
Introdução
Por ser um país com características climáticas tropicais, o Brasil apresenta aspectos socioeconômicos como critérios associados às condições climáticas que favorecem a ocorrência de determinadas doenças, como a Leptospirose. A região Sul da Bahia no mês de dezembro dos anos de 2021 e 2022, foi atingida por elevado volume de chuva, associado a desastres ambientais, sendo a cidade de Itabuna e Jequié as mais afetadas, fato que resultou em uma elevação do número de casos de leptospirose em ambos os municípios.
Objetivo (s)
Analisar a incidência de leptospirose no período pós inundação nos municípios mais afetados do sul da Bahia.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, no qual o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Núcleo Regional de Saúde Sul- Bahia realizou o monitoramento e acompanhamento das doenças e agravos durante 30 dias pós desastres (inundações), sendo analisadas as notificações referentes aos casos de leptospirose durante o mês de dezembro dos anos de 2021 e 2022, e os casos notificados no mês de janeiro de 2022 e 2023, nos municípios de Itabuna e Jequié. Os dados oficiais foram coletados no Sistema de Informação em Saúde TABNET notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação, considerando como critérios o município de residência, mês da notificação, número de casos nos anos de 2021, 2022 e 2023, nos municípios de Itabuna e Jequié.
Resultados e Conclusão
Através da análise dos dados, observou – se um aumento das notificações de leptospirose em 600% no município de Itabuna em janeiro de 2022 (36 casos), comparado ao mês de dezembro de 2021 (6 casos). Além disso, houve um aumento de 511% em Jequié no período de janeiro de 2023 (46 casos), comparado ao mês de dezembro de 2022 (9 casos).Diante disso, por se tratar de uma patologia com elevada ocorrência no país e estado da Bahia, percebe-se que a leptospirose é uma doença de relevância para a Saúde Pública, especialmente, por estar associada a ocorrência de desastres, desta forma, enfatiza-se a importância da elaboração do plano de preparação e resposta do setor saúde às inundações como recurso para subsidiar o planejamento dos municípios para o enfrentamento desses agravos e redução da morbimortalidade por leptospirose.
Palavras-chave
Leptospirose. Desastres naturais. Inundações.
Agradecimentos
Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Núcleo Regional de Saúde Sul da Bahia (CIEVS-NRS SUL-BA); Fundação Oswaldo Cruz- Ministério da Saúde (FIOCRUZ- MS); Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Laís Souza dos Santos Farias, Ana Cristina de Melo Silva, Ana Luíza Oliveira Santos Nascimento, Ana Valéria Reis Andrade, Daniela Sena Ramos, Fred Ranniery de Oliveira Santos, Julio Lenin Diaz Guzman, Jussiara de Oliveira Matos, Liliane Neves da Silva Maltez, Selma Aparecida Chaves Nunes