Dados do Trabalho


Título

POLITICAS DE SAÚDE PRÁTICA DO CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE A VISÃO DO ENFERMEIRO COMO MEMBRO DO CONSELHO LOCAL DE SAÚDE

Introdução

O estudo trata de conhecer sobre a área de atuação do enfermeiro no Conselho Local de Saúde ao princípio organizacional SUS, foi coletado informações pertinentes dos enfermeiros e a sua importância na gestão em saúde para agir como facilitadores, para fazer fluxogramas(identificar problemas, planejar soluções) etc.

Objetivo (s)

Descrever e avaliar o sistema de saúde e o profissional de saúde na sua pratica e atuando no controle social .O controle social através do auxilio do enfermeiro com os usuários do SUS, promovendo o esclarecimento de dúvidas e ações voltadas a promoção e qualidade no serviço da atenção básica de saúde.

Material e Métodos

Métodos: com respostas qualitativa e descritiva; O trabalho em equipe cria um quadro de facilitadores cujas habilidades serão de grande valia para a continuidade das atividades da administração total da qualidade.

Resultados e Conclusão

Resultados: Ambiente ideal o que se busca com a solução deste problemas é a criação de um ambiente ideal onde- Os documentos não tenham erros, as promessas de atendimentos sejam cumpridas, os funcionários estejam motivados para adquirir novos conhecimentos e habilidades, a administração(superior) esteja comprometida visivelmente com o processo de melhoria da qualidade justificadas ao conceito da humanização. O controle social através do auxilio do enfermeiro com os usuários do SUS, Conclusão: E uma “cultura de qualidade” produz melhores resultados financeiros, redução de custos, imagem positiva para a organização, e, o que é mais importante, um ambiente de integração e participação a sociedade brasileira tem uma história marcada pelo autoritarismo e pela exclusão. Desde a sua origem, a divisão entre “cidadãos” e “não cidadãos” marcou as relações sociais no país. Ao longo dos anos e das lutas populares pela cidadania, muitas conquistas foram alcançadas, particularmente no plano dos direitos civis e políticos, promovendo o esclarecimento de dúvidas e ações voltadas a promoção e qualidade no Serviço Único de Saúde. Alguns conceitos e argumentos que, provavelmente, se bem aplicados e mantidos, podem melhorar a desempenho do hospital. O desafio está lançado. Nenhuma organização pode sobreviver se não satisfizer as necessidades de seus clientes, oferecendo-lhes produtos ou serviços de qualidade. Por isso é que a qualidade das pessoas constitui a verdadeira base do processo de melhoria da qualidade de qualquer organização.

Palavras-chave

atuação do enfermeiro; controle; enfermeiro; humanização; local de saúde; população; visão do enfermeiro.

Agradecimentos

Sistema Único de Saúde

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

CAROLINA MARIA PINTO FONSECA