Dados do Trabalho
Título
Incidência da Síndrome de Guillain-Barré no mundo entre 1985 E 2020: Uma Revisão Sistemática
Introdução
A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polirradiculoneuropatia inflamatória aguda de natureza autoimune que afeta o sistema nervoso periférico. Em 2015, várias países e territórios no mundo vivenciaram a epidemia do Zika vírus (ZIKV). Nesse período, houve aumento no relato dos casos da SGB no território nacional e em outras localidades no mundo que coincidiu com a circulação do ZIKV.
Objetivo (s)
Descrever a incidência da Síndrome de Guillain-Barré no mundo até dezembro de 2020, perpassando pelo período da epidemia do ZIKV no mundo
Material e Métodos
Foi realizada uma Revisão Sistemática que teve seu protocolo previamente registrado no Prospective Register of Systematic Reviews. O relato da revisão seguiu Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses. A busca estruturada de estudos relevantes foi feita em quatro bases de dados (EBSCO, Pubmed, EMBASE e BVS), ademais, foi feita uma busca manual nas referências dos artigos inicialmente elegíveis e nos sites da literatura cinzenta. A triagem dos títulos e resumos, a leitura dos textos completos, e a avaliação da qualidade metodológica dos estudos foi feita por duas revisoras de uma forma independente. As divergências foram resolvidas por outros dois revisores.
Resultados e Conclusão
Um total de 72 estudos foi elegível. A maioria dos estudos investigou as populações da Europa e das Americas. Quanto a incidência da SGB, entre os estudos de coorte, a incidência variou de 0,30 a 6,08/100.000 habitantes e 0,42 a 6,58/100.000 pessoas-ano. Entre os estudos autocontrolados (Self-Controlled Case Series e Self Controlled Risk Interval), 0,0072 a 1/100.000 habitantes e 1,73 a 4,30/100.000 pessoas-ano. Apenas um estudo que investigou o ZIKV foi elegível. Entre os estudos, os estudos que especificaram a incidência por sexo, esse foi maior entre os casos do sexo masculino. As incidências mais elevadas foram associados com a epidemia do ZIKV e a pandemia de influenza H1N1. Essa Revisão Sistemática é a primeira para estimar a incidência da SGB no mundo num período longo e relacionado com a epidemia do ZIKV. A incidência relatada foi maior do que apresentada em estudos anteriores. A carga epidemiológica da SGB mostra a importância do contínuo fortalecimento da vigilância da SGB no país, investimento em medidas de controle de fatores etiológicos preveníveis, nas tecnologias de diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Palavras-chave
Síndrome de Guillain-Barré, Zika vírus, Epidemiologia, Incidência
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
Virginia Kagure Wachira, Cecília Menezes Farinasso, Roberta Borges Silva, Henry Maia Peixoto, Maria Regina Fernandes de Oliveira