Dados do Trabalho
Título
INQUÉRITO SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DE SALVADOR, BAHIA: RELATO DE CAMPO NO DISTRITO SANITÁRIO CENTRO HISTÓRICO
Objetivo (s)
Narrar a experiência da equipe de Consultório na Rua da Gamboa (eCR), no Distrito Sanitário (DS) Centro Histórico de Salvador, junto a acadêmicos e docentes da UFBA, durante o inquérito sobre as condições de saúde da população em situação de rua (PSR), que ocorreu nas ruas e em unidades de acolhimento institucional (UAI).
Material e Métodos
Durante o período de Setembro/2021 a Janeiro/2022 realizou-se um estudo epidemiológico em Salvador- BA cujo público alvo foi a PSR com 18 anos ou mais, sem sintomas respiratórios. Uma das equipes que desenvolveu o estudo foi composta por membros das eCR, estudantes de graduação e pós-graduação de Odontologia e Saúde Coletiva/UFBA. Foi criado um grupo de WhatsApp para facilitar a comunicação. O percurso era em vans e as atividades eram realizadas um turno, duas vezes por semana. A equipe foi dividida entre recrutadores, entrevistadores, flebotomistas, coleta de materiais biológicos (escarro e urina), acolhimento e atividades de educação em saúde. As Doenças infecciosas e transmissíveis, dentre elas as de transmissão sexual, foram investigadas. Houve distribuição de máscaras de tecido e preservativos.
Resultados e Conclusão
Um total de 14 entrevistadores realizou 107 entrevistas: 62 nas ruas e 45 nas UAI nos bairros de Água de Meninos, Campo Grande, Gamboa, Largo Dois de Julho, Nazaré, Piedade e Politeama. As UAI foram: ADRA I, ADRA III e UAI Amaralina. Houve um teste de escarro e cinco testes rápido gestacional, sendo um positivo. As pessoas com PA elevada e a gestante foram acolhidas. Foi feita coleta de sangue em papel filtro para diagnóstico de doenças infecciosas e transmissíveis como Hepatites (B e C), HIV, HTLV, Sífilis, Toxoplasmose, Leptospirose, Doença de Chagas, Zika, Dengue e Chikungunya cujas análises estão em andamento. Questões sobre adoecimento, tratamento e acompanhamento para Tuberculose e Hanseníase, além da vacinação para a Covid-19 foram abordadas. A perspectiva em realizar atividade de educação em saúde reforça o senso de responsabilidade do grupo para colaborar de forma construtiva com a saúde da PSR.
Esse relato resultou em ganhos, destacando-se: acolhimento da PSR, qualificação profissional e intercâmbio entre as diferentes instituições e profissões. Por ser pioneira em analisar as condições de saúde da PSR em Salvador, a partir das experiências no DS do Centro Histórico, considera-se que mais estudos sejam feitos para aprimorar os indicadores e contextualizar a construção de políticas públicas.
Palavras-chave
inquérito; população; situação de rua.
Área
Eixo 14 | Outro
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Paulo Jorge de Souza VIANNA, Luciane Marieta SOARES, Bruna Rebouças FONSECA, Amanda Magalhães SOUZA, Franciele Souza SILVA, Marcelina Lima FERREIRA, Uade Júnior EL BACHÀ, Júlio Pinheiro CERQUEIRA, Idália Oliveira dos SANTOS, Lua Sá DULTRA, Joilda Silva NERY