Dados do Trabalho


Título

Encefalite do tronco encefálico e síndrome extrapiramidal após infecção pelo vírus Zika em Salvador-BA

Objetivos(s)

Descrever um caso de encefalite do tronco encefálico e síndrome extrapiramidal após infecção pelo vírus Zika

Relato do Caso

O vírus Zika (ZIKV) é um flavivírus emergente que causou um surto generalizado no Brasil nos anos de 2015-2016. Além disso, logo após sua introdução em 2015, um grupo de casos com síndrome de Guillain-Barré e outras síndromes neurológicas foram descritas no Brasil. Aqui, apresentamos um caso de encefalite do tronco encefálico com síndrome extrapiramidal em um paciente em Salvador, Bahia. Uma mulher brasileira de 21 anos apresentou febre, exantema maculopapular, prurido, artralgia, cefaleia e edema de mãos e pés. Ela foi internada no hospital sete dias após o início dos sintomas virais, quando começaram os sintomas neurológicos: confusão, sonolência, incapacidade de andar e comprometimento da fala. Após uma convulsão generalizada, ela foi internada na unidade de terapia intensiva (UTI). Ela estava letárgica, tinha disfonia e disartria, paralisia do nervo facial direito, elevação do palato e disfagia grave. Ela tinha força muscular normal e reflexos tendinosos profundos e rápidos. Líquido cefalorraquidiano (LCR) foi coletado sete dias após o início dos sintomas virais, e uma amostra de soro 12 dias após o início dos mesmos sintomas. O LCR revelou duas células/mm3 (linfócitos), 43mg/dL (proteína) e 64mg/dL (glicose). RT-PCR para ZIKV, CHIKV, e DENV foram negativos nas amostras de soro. ELISA Anti-ZIKV Anticorpos IgM e IgG foram detectados, bem como o ZIKV PRNT. Ela se recuperou nos 34 dias seguintes.

Conclusão

Este relato de caso destaca uma evolução rápida e grave dos sintomas, necessitando de internação em UTI, com tratamento prolongado. A encefalite do tronco cerebral é uma doença rara. Aqui, foi diagnosticada clinicamente pela presença de distúrbios cerebelares, alteração do nível de consciência e hiperreflexia. ZIKV deve ser considerado um potencial agente etiológico de encefalite em regiões endêmicas. Os profissionais de saúde devem estar cientes dos potenciais síndromes neurológicas graves associadas à infecção por ZIKV e esteja capacitado para fornecer diagnóstico precoce e cuidados de suporte.

Agradecimentos

Fiocruz

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Lorena Cunha Martins, Mateus Santana do Rosário, Pedro Antônio Pereira de Jesus, Marcos Vinicius Francisco, Cleiton Santos, Isabele de Pádua Carvalho, Antonio Ricardo Khouri Cunha, Isadora Cristina de Siqueira