Dados do Trabalho


Título

Expressão diferencial de genes envolvidos no metabolismo redox de cepas de Leishmania (Viannia) braziliensis naturalmente resistente e susceptível ao óxido nítrico

Introdução

Leishmania (Viannia) braziliensis é um dos principais agentes etiológicos da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) no continente Americano e no Brasil. A LTA causada por esta espécie pode resultar em diferentes manifestações clínicas que envolvem desde lesões cutâneas autolimitantes até formas disseminadas e mucosas desfigurantes. A forma clínica é definida pelo parasito infectante e pela resposta imune do hospedeiro. A produção de citocinas, espécies reativas de oxigênio (ROS) e nitrogênio (RNS), especialmente óxido nítrico (NO), normalmente acarretam a destruição do microorganismo fagocitado, porém alguns isolados apresentam resistência natural a estas espécies reativas, principalmente ao NO. As cepas de L. (V.) braziliensis deste estudo foram anteriormente caracterizadas como sendo naturalmente resistentes ou susceptíveis ao NO. A cepa resistente, também foi responsável pela forma clínica mucocutânea e causou lesões cutâneas maiores do que a cepa sensível. A cepa resistente ao NO apresentou também refratariedade ao tratamento com antimonial, ao passo que a cepa susceptível foi responsiva. Entretanto, as moléculas e vias metabólicas do parasito que governam esta resistência/susceptibilidade ainda são desconhecidas.

Objetivo (s)

Assim, nosso objetivo foi avaliar quais fatores contribuem para o perfil de resistência/susceptibilidade natural ao NO nas cepas de L. braziliensis, mediante uma análise quantitativa comparativa de genes envolvidos na metabolização do ROS e RNS destas cepas.

Material e Métodos

A expressão gênica foi avaliada por qPCR em ambas as cepas ao longo da curva de crescimento por 7 pontos distintos, e em parasitos do 3º dia de crescimento tratados ou não com o doador de NO.

Resultados e Conclusão

Os resultados mostram que as cepas apresentam diferenças significativas de resistência frente ao NO in vitro, mas não frente a ROS. Genes das vias das poliaminas, via das pteridinas e enzimas antioxidantes foram diferencialmente expressos ao longo da curva de crescimento das cepas, assim como alteraram sua expressão quando os parasitos foram expostos ao tratamento com NO. A triparedoxina peroxidase (TxP), importante enzima do metabolismo redox do parasito, apresentou expressão duas vezes maior na cepa resistente, ao nível de transcritos, em diferentes pontos da curva de crescimento. Este resultado corrobora dados proteômicos destas cepas onde a TxP também foi encontrada mais abundante na cepa resistente.

Palavras-chave

Leishmania (Viannia) braziliensis, metabolismo redox, expressão gênica

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Nathalia Pinho, Camila Mesquita-Rodrigues, Geovane Dias-Lopes, Luiza Pereira, Rubem Menna-Barreto, Leonardo Sabóia-Vahia, Roque Almeida, Jacek Wisniewski, Elisa Cupolillo, Patrícia Cuervo