Dados do Trabalho


Título

Encefalites e encefalomielites virais em Salvador, Bahia: manifestações clínicas e evolução

Introdução

Encefalite e Encefalomielite são síndromes neurológicas graves. Poucos estudos identificaram os agentes etiológicos e avaliaram as manifestações clínicas no grupo de pacientes internados rotineiramente por essas duas síndromes.

Objetivo (s)

Descrever características clínicas e identificar etiologia viral de participantes com encefalite e encefalomielite.

Material e Métodos

Um estudo transversal (2020-2023). Pacientes com encefalite e encefalomielite após sintomas virais foram incluídos. Amostras de soro e líquido cefalorraquidiano (LCR) foram testadas por sorologia e por RT-PCR para um multiplex viral (Neuro 9), incluindo Dengue, ZIika e Chikungunya.

Resultados e Conclusão

Dos 43 participantes, 17 (39,5%) eram casos positivos para pelo menos um dos vírus analisados. No RT-PCR, dois deles foram positivos para Adenovírus Humano, quatro para Vírus Epstein-Barr, um para Vírus Varicela-Zoster, um para Enterovírus, um para Vírus Herpes Simplex Tipo 2, dois para Vírus Chikungunya no soro e um para Chikungunya vírus no LCR. Sobre a sorologia, um deles foi positivo para anticorpos Zika IgM, três IgM Dengue e oito IgM Chikungunya. A idade média foi de 41 anos. Os sintomas virais foram febre (78,9%), cefaleia (47,4%) e artralgia (42,1%). O tempo médio entre os sintomas virais e o início dos sintomas neurológicos foi de seis dias. Os sintomas neurológicos mais comuns foram sonolência (62,5%), confusão mental (68,8%) e convulsão tônico-clônica generalizada (53,1%). Outras manifestações comuns foram fraqueza muscular (44,1%), incapacidade de andar (35,3%) e desequilíbrio (26,5%). 20 pacientes foram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nove necessitaram de intubação orotraqueal e três foram a óbito. O tempo médio de internação foi de 30,5 dias. Apesar da evolução favorável, a permanência foi longa e houve necessidade de cuidados intensivos. Portanto, é importante investigar manifestações neurológicas agudas associadas a sintomas virais, principalmente em regiões endêmicas para arboviroses. Com destaque para Chikungunya que foi a etiologia mais prevalente (21%). Dessa forma, será possível evitar um subdiagnóstico de encefalite e encefalomielite e promover o tratamento adequado.

Palavras-chave

Encefalite Infecciosa; Infecções por Arbovirus; Doenças do Sistema Nervoso

Agradecimentos

CREID (UWARN)

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Autores

Lorena Cunha Martins, Mateus Santana do Rosário, Maria Paula Sampaio, Tarsis Leonardo Almeida Farias, Adilson Galvão, Pedro Antônio Pereira de Jesus, Gessica Almeida Vasconcelos, Bernardo Gratival Gouvea Costa, Marcos Vinicius Francisco, Tiago Gräf, Isadora Cristina de Siqueira