Dados do Trabalho
Título
Vigilância da Monkeypox no Sistema Prisional do estado do Rio Grande Norte: oportunidade como ponto central para o controle da doença.
Introdução
Monkeypox –MPX é uma doença causada pelo Monkeypox vírus, do gênero Orthopoxviruse família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal silvestre ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus. A transmissão entre humanos ocorre por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados, sendo que o contato direto com a pele ou com objetos contaminados tem papel fundamental. Nesse sentido, pessoas confinadas no sistema prisional, requerem uma vigilância proativa, com capacidade para controlar e curar os casos confirmados, evitando surtos.
Objetivo (s)
Analisar o valor preditivo das ações de vigilância da Monkeypox no sistema prisional, tendo em vista a adoção de medidas de prevenção e controle, em tempo oportuno para redução do risco de surtos.
Material e Métodos
Estudo avaliativo das notificações recebidas pelo CIEVS RN, a partir da 1ª notificação em 23/06/2022 até o final do 1º quadrimestre de 2023. Analisou-se os seguintes atributos do sistema de vigilância: qualidade dos dados, oportunidade e aceitabilidade.
Resultados e Conclusão
No período do estudo foram registradas 638 notificações de Monkeypox, no CIEVS RN. Destas, 39 foram registradas no sistema prisional. O equivalente a 6,11% do total de notificações. Dos 39 casos notificados, 3 foram confirmados, 2 permanecem sem classificação no RedCap, 34 foram descartados. Os casos confirmados foram notificados no mês de setembro de 2022, sem novos casos até o final desse estudo.
Para aceitabilidade, verificou-se que apenas 5,12% das notificações permanecem sem classificação no RedCap. Para oportunidade verificou-se que 100% dos casos registrados no sistema prisional, foram notificados em tempo oportuno.
O estudo demonstrou a importância da atuação da vigilância epidemiológica ao garantir que para além da precariedade das condições sanitárias nas unidades prisionais, os dados comprovam que a notificação em tempo oportuno foi essencial para o controle dos casos, evitando surtos da doença.
Palavras-chave
Monkeypox; Sistema Prisional; Sistema de Vigilância.
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Maria Aparecida Cunha de Souza