Dados do Trabalho
Título
Perfil epidemiológico dos casos de tuberculose meningoencefálica na Bahia de 2018 a 2022
Introdução
A tuberculose meníngea é uma forma grave de tuberculose que atinge 1-5% dos pacientes acometidos. Sua taxa de mortalidade gira em torno de 15%, podendo chegar a 50% caso haja coinfecção pelo HIV.
Objetivo (s)
Analisar o perfil epidemiológico dos casos de tuberculose meningoencefálica notificados no estado da Bahia entre os anos de 2018 e 2022.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, realizado com dados obtidos através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram analisadas as notificações de novos casos de tuberculose meningoencefálica (TBM) realizadas por Região de Saúde (CIR) do Estado da Bahia entre os anos de 2018 e 2022.
Resultados e Conclusão
Entre os anos de 2018 e 2022 foram registrados 26117 casos de tuberculose no Estado da Bahia, dos quais 170 na forma meningoencefálica (prevalência de 0,65% e média de 35±7 casos/ano). Todas CIR apresentaram ao menos uma notificação de TBM durante o período, sendo 71,8% dos casos registrados na CIR Salvador. A segunda região mais afetada foi a CIR Vitória da Conquista, apresentando 6,5% do total. A faixa etária mais afetada foi entre 40-59 anos (40,6%). Houve maior prevalência no sexo masculino (66,5%) e na raça parda (60%). Quanto às comorbidades, 4,7% tinham o diagnóstico de diabetes mellitus, 4,1% de doenças psiquiátricas e 20,6% de outras doenças. A coinfecção por HIV foi constatada em 65 indivíduos e o diagnóstico de AIDS em 63. Destes, apenas 41 faziam uso de terapia antirretroviral. Quanto ao desfecho, 35 pacientes evoluíram para cura, 34 vieram a óbito por outras causas, 11 faleceram por complicações da tuberculose e 4 abandonaram o tratamento. Dados do tratamento diretamente observado (TDO) indicam que 11 indivíduos realizaram essa modalidade de terapia, entretanto 124 não apresentavam informações a respeito (Ign/Branco). Diante dos dados observados, constata-se que a infecção pelo vírus HIV é um fator de risco para o desenvolvimento de tuberculose meningoencefálica. A TDO é uma estratégia importante para o tratamento das várias formas da tuberculose, mas o alto número de pacientes sem essa informação no SINAN impossibilita a interpretação a respeito de sua adesão e eficácia.
Palavras-chave
Tuberculose do Sistema Nervoso Central; Epidemiologia; HIV
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Qesya Rodrigues Ferreira, Vinícius Nogueira Cavalcanti, Davi Tanajura Costa