Dados do Trabalho


Título

Vigilância genômica de arboviroses no Estado da Bahia durante o período de 2021 a 2023.

Introdução

A vigilância genômica das arboviroses urbanas (zika,dengue e chikungunya) se constitui em uma ferramenta robusta para subsidiar as ações voltadas para a vigilância à saúde, particularmente nas medidas de prevenção e controle de surtos e epidemias causadas por estes vírus.

Objetivo (s)

Identificar os genótipos circulantes dos vírus DENV-1, DENV-2 e CHIKV nos anos de 2021 à 2023 no Estado da Bahia.

Material e Métodos

Um total de 200 amostras foram analisadas, sendo 58 de DENV-1, 35 de DENV-2 e 107 de CHIKV correspondentes aos anos de 2021 (35), 2022 (95) e 2023 (70). Não houve amostra elegível para sequenciamento do ZIKAV no período estudado. O RNA das amostras foi extraído e o cDNA foi adquirido através do kit SuperScript IV. O cDNA foi então submetido ao kit diagnóstico ZDC para confirmação da infecção viral. As amostras foram submetidas a PCR com primers específicos para o genoma total de cada um dos vírus estudados (DENV-1, DENV-2 e CHIKV), então os produtos da PCR foram submetidos a purificação com o reagente AMPure XP beads e posteriormente as bibliotecas foram preparadas para o sequenciamento pelo Illumina MiSeq ou MINIon (Oxford Nanopore), de acordo com as orientações do fabricante. As sequências geradas foram analisadas utilizando o software Geneious 2022.2.1. A sequência consenso, juntamente com referências para os diversos genótipos dos vírus estudados, foram alinhadas utilizando o software MAFFT e foi feita a reconstrução filogenética por maximum likelihood utilizando o software IQTREE. As árvores foram visualizadas no software FigTree.

Resultados e Conclusão

Foi observado a presença do genótipo africano ECSA nas sequências de CHIKV, sem aparentes novas introduções no Estado. Para o vírus DENV-1 foi identificado apenas o genótipo V, sem aparentes introduções de outros genótipos no Estado durante o período estudado. Em relação ao DENV-2 foram identificados dois genótipos distintos, 13 amostras foram classificadas como genótipo III (Southern Asian-American) e 22 amostras classificadas como genótipo II (cosmopolita), introduzido no Brasil em 2022. As análises evolutivas em relação ao DENV-2 genótipo III sugerem que a reemergência do vírus no Estado da Bahia se deu através de múltiplas entradas e com sequencias agrupadas no clado BR-4. Os resultados obtidos da vigilância genômica das arboviroses demonstram a importância do monitoramento dos arbovírus circulantes, principalmente quando se trata da introdução de um novo genótipo.

Palavras-chave

DENV, CHIKV, ZIKAV, ARBOVIROSES, VIGILÂNCIA GENÔMICA,

Agradecimentos

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Vanessa Brandão Nardy, Filipe Ferreira de Almeida Rego, Taise Lima de Oliveira Cerqueira, Gabriela Sant'ana Menezes de Andrade, Marta Giovanetti, Vagner Fonseca, Luiz Carlos Junior Alcantara, Arabela Leal e Silva de Mello, Felicidade Mota Pereira