Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇÃO DOS EFEITOS DA OCORRÊNCIA DE UMA DELEÇÃO GENÔMICA FREQUENTE EM CEPAS BRASILEIRAS DE L. INFANTUM

Introdução

Leishmania infantum é um parasito não nativo. O processo de importação pode gerar reflexos adaptativos, e de fato, encontramos uma deleção genômica no chr31, frequente e restrita às cepas brasileiras. Uma das ORF dentro do sítio de deleção codifica a 3'-Ectonucleotidase (3’NU/NT), enzima importante para a captação de purinas pelo parasita. Demonstramos uma redução significativa da atividade da 3'NU/NT em promastigotas portadoras da deleção (DEL), e confirmamos o papel desta enzima na interação de Leishmania com redes de neutrófilos (NETs) e c/ macrófagos. Esses dados revelam uma diferença biológica importante entre os genótipos, que pode impactar o cenário eco-epidemiológico da leishmaniose visceral nas Américas.

Objetivo (s)

Avaliar as características biológicas e o desdobramento da infecção pelos genótipos DEL e NonDEL em modelo experimental.

Material e Métodos

O percentual de metacíclicas de cepas DEL e NonDEL foi determinado por PNA. A atividade da 3’NU/NT foi avaliada nas frações PNA+ e PNA- e em amastigotas axênicas. Promastigotas metacíclicas foram inoculadas nas orelhas de BALB/c fêmeas. 24h PI, o recrutamento e a adesão de leucócitos foram avaliados por microscopia intravital. A adenosina deaminase (ADA) foi dosada no soro, e a carga parasitária dos linfonodos das orelhas está sendo determinada por qPCR. 10^7 metacíclicas foram inoculadas por via EV em BALB/c. A carga parasitária em baço, fígado, e medula óssea, está sendo avaliada por qPCR, 3 e 5 semanas PI. Análises histopatológicas estão em processamento. O soro foi coletado para dosagem de ADA e de citocinas.

Resultados e Conclusão

A atividade da 3'NU/NT corroborou a > atividade da enzima em metacíclicas. O percentual de metacíclicas foi > para a cepa DEL, sugerindo que > metaciclogênese seja característica intrínseca à cepa. Nossa hipótese é de que a cepa DEL e sua reduzida atividade da 3'NU/NT gera menos ADO no sítio da infecção, levando a um perfil menos patogênico c/ um quadro clínico menos grave/assintomático, o que favorece a circulação do parasita através do hospedeiro como fonte de infecção ao vetor. No modelo de orelha, o grupo DEL apresentou o < nível de ADA no soro. A carga parasitária 3 semanas PI, detectou apenas a cepa DEL no fígado, um órgão onde a permanência "quiescente" do parasita pode ocorrer. No baço, a maior carga da cepa NonDEL, sugere que esse genótipo leve à uma resposta imune sintomática pelo animal.Os dados suportam a hipótese de menor virulência e patogenicidade da cepa DEL.

Palavras-chave

leishmaniose visceral; L. infantum

Agradecimentos

CAPES; PTR.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Monique Silva Florêncio , Laura de Farias Silva Aragão, Anita Leocádio Freitas-Mesquita, Jose Roberto Meyer-Fernandes, Otacilio da Cruz Moreira, Flávia Gomes, Vanessa Estato, Hugo Caire de Castro Faria Neto, Gerald F Späth, Elisa Cupolillo, Mariana Côrtes Boité