Dados do Trabalho


Título

Distribuição Espacial dos Vetores das Leishmanioses em Associação com os Casos Humanos de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral Americana (LVA) no Município de Barbalha, Estado do Ceará, Brasil.

Introdução

No Brasil, as leishmanioses são um grande problema de saúde pública, em virtude de sua magnitude e complexidade clínica, biológica e epidemiológica, determinando uma relação estreita entre condições microecológicas, parasitos, vetores e reservatórios, onde variáveis ambientais, influenciam na incidência e expansão das doenças, pela aproximação do homem com os ciclos zoonóticos silvestres. Para auxiliar no modelo de vigilância epidemiológica e no monitoramento das leishmanioses no Brasil, o Ministério da Saúde, adota a classificação baseada no Indicador Composto para LTA e LVA.

Objetivo (s)

Sendo assim, o estudo tem por objetivo auxiliar na estruturação de um sítio sentinela, através do monitoramento dos dados qualitativos e quantitativos sobre os vetores das leishmanioses, afim de gerar informações que contribuirão com o entendimento dos determinantes de expansão e instalação da doença.

Material e Métodos

O Município de Barbalha, apresenta casos de LTA e LVA desde 2008, com maior prevalência em indivíduos do sexo masculino. Sendo assim as capturas mensais de flebotomíneos, ocorrem durante três dias consecutivos, de março de 2011 a fevereiro de 2012. Após esse período foi realizado monitoramento entomológico de setembro de 2016 a agosto de 2017. Os espécimes capturados, foram acondicionados e encaminhados ao Laboratório de Entomologia Médica Zolide Mota Ribeiro, situado em Juazeiro do Norte, CE, para posterior montagem e identificação taxonômica.

Resultados e Conclusão

Foram capturados 6.293 espécimes de flebotomíneos e 13 foram identificadas, durante o monitoramento. Dos flebotomíneos capturados, 4.256 (67,6%) foram machos e 2.037 (32,4%) fêmeas: Ny. whitmani (30,8%), Mg. migonei (17,2%), Ny. intermedia (13,2%) e Lu. longipalpis (9,6%), importantes vetores se destacaram, representando 70,8% dos espécimes capturados. Lutzomyia longipalpis foi a única espécie que esteve presente em todos os meses de captura e Ny. whitmani foi a espécie predominante com 1.937 (30,8%) nos dois períodos de capturas. Foi possível identificar os principais vetores das leishmanioses no Município de Barbalha, local que tem apresentado um representativo avanço na degradação do uso do solo, o que pode ocasionar a desertificação em consequência de interferências da ação humana, possibilitando um aumento no número de casos humanos de leishmanioses e maior adaptação dos vetores, capazes de suportar os efeitos de alterações ambientais e se adaptar a diferentes nichos ecológicos.

Palavras-chave

LTA, LVA, Sítio Sentinela

Agradecimentos

INCT/Mudança Climáticas; IOC/FIOCRUZ

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Simone Miranda da Costa, Alfredo Carlos Rodrigues de Azevedo, Monica de Avelar Figueiredo Mafra Magalhães, Ulisses Mariano da Silva, Lindemberg Caranha, Elizabeth Ferreira Rangel