Dados do Trabalho
Título
Detecção das espécies Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis e seus subgrupos no estado da Bahia (2018 a 2023)
Introdução
Os principais agentes bacterianos responsáveis pelas meningites são: Neisseria meningitidis (Men), Streptococcus pneumoniae (Spn) e Haemophilus influenzae (Hi). Entre as meningites bacterianas, a Doença Meningocócica (DM) continua sendo o principal foco da vigilância das meningites, em função da morbimortalidade e da transcendência da doença. O meningococo é classificado em sorogrupos baseados em diferenças antigênicas de seus polissacarídeos capsulares. Atualmente, são descritos 12 sorogrupos, sendo os de maior frequência: A, B, C, W e Y.
Objetivo (s)
Verificar a positividade das principais espécies relacionadas às Meningites Bacterianas e os genogrupos de Neisseria meningitidis na Bahia (2018 a 2023).
Material e Métodos
Trata-se de um estudo observacional de corte transversal, onde foram avaliadas as frequências absolutas e relativas de detecção de infecção por qPCR em tempo real (Triplex).
Resultados e Conclusão
Entre 2018 e 2023, foram realizadas 1.905 análises e observou-se uma positividade de 17,3% (n=330). O principal agente etiológico encontrado foi Streptococcus pneumoniae (Spn=220), seguido de Neisseria meningitidis (Men=80) e Haemophilus influenzae (Hi=30). O gênero masculino foi o mais acometido. Foi observada uma maior ocorrência de Men e Spn em indivíduos adultos (> 20 anos), o que difere dos casos de Hi, que predominou em crianças (< 1ano). Dentre os casos de Men, o genogrupo “C” foi o mais detectado.
Palavras-chave
Infecção bacteriana; qPCR; genogrupos.
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
LAÍSE CARVALHO RIBEIRO, ANA CATARINA MARTINS REIS