Dados do Trabalho


Título

CONTROLE DE Hemíptera: Reduviidae: Triatominae NOS MUNICIPIOS DO SUL DA BAHIA COM PIT INSTALADOS 2021 A 2023

Introdução

A doença de Chagas é endêmica em 21 países da América Latina, com cerca de 6 a 7 milhões de pessoas infectadas e 70 milhões de pessoas em risco de infecção em todo o mundo.

Objetivo (s)

Implementar estratégias integradas para a maior captação dos triatomíneos existentes em áreas silvestres, que estão invadindo as residências, em área de baixo risco de transmissão,

Material e Métodos

No período de 2021 a 2023, foi instalado Posto de Informação de Triatomíneo (PIT) voltados pesquisa da vigilância passiva realizada pela população do Município São José da Vitória, Maraú, Ibirapitanga, Itaju do Colônia e Gongogi, áreas classificadas como de baixo risco para transmissão para Doença de Chagas da Base Regional de Saúde de Itabuna. Para tanto, esses insetos foram encaminhados ao laboratório da Base Regional de Itabuna, e todos foram testados e apresentaram-se negativos para Tripanosoma cruzi. Destaca-se que até 2020 não foi capturado nenhum triatomíneo nessa região, só ocorrendo a captura desses insetos pela população após a implantação dos Posto de Informação de Triatomíneos - PITs, com a visita semanal do Agente de Controle de Endemias municipal para receber, os insetos.

Resultados e Conclusão

A partir das medidas instituídas, houve um aumento na captura Panstrongylus geniculatus, (36) Triatoma Melanocephala(01) Panstrongylus tibiamaculatus (01) e Rhodnius S.P. (01) no período do estudo.
Apesar do sucesso da implantação dos PITs, no período analisado, as condições socioeconômicas e sanitárias dos municípios da Bahia evidenciaram situação de vulnerabilidade para ocorrência doença de Chagas, o que reporta a necessidade de uma vigilância permanente dos serviços de saúde e outros órgãos com interface com o Programa de Controle da Doença de Chagas.

Palavras-chave

Palavras Chave: Doença de Chagas, Vetorial oral e triatomíneos.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Renato Freitas de Araujo Freitas de Araujo, Rusiner dos Anjos Rehem Ferreira dos Anjos Ferreira, Kenia Suelen Araujo Prata de Andrade Suelen de Andrade, Cristiane Medeiros Moraes Carvalho Medeiros Carvaho