Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS INFORMATIVOS SOBRE A HANSENÍASE E ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A DOENÇA EM UM MUNICÍPIO DO AGRESTE ALAGOANO EM 2022

Introdução

A Estratégia Nacional para o Enfrentamento da Hanseníase 2019-2022 elenca em um dos pilares a Educação Permanente em Saúde. O impacto clínico e social que a educação tem no diagnóstico e cuidado desses pacientes, atrelado à escassez de ferramentas, justifica a necessidade na produção de materiais.

Objetivo (s)

O presente trabalho visa analisar o conhecimento dos profissionais da atenção primária à saúde (APS) e do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) sobre a hanseníase e produzir materiais informativos para educação permanente em saúde.

Material e Métodos

A etapa de análise de conhecimento dos profissionais sobre a hanseníase foi realizada por aplicação de formulários online e entrevistas presenciais. Para a produção dos materiais, foi construído um podcast (HansCast) e guias. A gravação e edição do podcast utilizou-se o Open Broadcaster Software e o VEGAS Pro, e os episódios ficaram disponíveis no Spotify. Os guias foram produzidos a partir da literatura e o layout construído no Canva.

Resultados e Conclusão

A amostra foi de 80 participantes do município de Arapiraca, em maioria, 22,5% médicos, 81% do sexo feminino, e 87,5% das Unidades Básicas de Saúde. Entre os participantes, 6,3% não tiveram convívio sobre a temática durante sua formação. No quesito experiência, 70% relataram contato com pessoas com hanseníase e cerca de 40% sabiam definir e identificar reações hansênicas. As maiores dificuldades foram: realização de técnicas de diagnóstico e o diagnóstico diferencial. O exame dermatoneurológico era realizado no local de trabalho de 50% dos participantes, enquanto a avaliação do grau de incapacidade foi encaminhada ao CRIA em mais de 60% dos casos. Estudos sobre materiais informativos em hanseníase, identificou-se um acervo de 270 materiais que apresentavam comunicação vertical e centralizada. Com isso, optou-se por guias e podcast, com conteúdo informativo e lúdico. O podcast possui 12 entrevistas com profissionais das ciências médicas, biológicas e sociais sobre a hanseníase. Quanto ao guia, contou desde o manejo até as medidas de autocuidado e com público-alvo os profissionais de saúde. O conhecimento teórico-prático sobre hanseníase entre os profissionais da APS e do CRIA ainda possui lacunas. Assim, a produção e divulgação de materiais informativos apresenta-se como um mecanismo promotor do diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades físicas em usuários acometidos por essa doença ainda negligenciada.

Palavras-chave

Hanseníase. Educação em saúde. Informação e comunicação em saúde.

Agradecimentos

PPSUS/FAPEAL/CNPQ

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Samilla Cristinny Santos, Lívia Maria Barbosa Neves, Heloisa de Almeida Freitas, Karen da Costa Paixão, Emmylly Maria Correia Ferro de Araujo, Carolinne de Sales Marques