Dados do Trabalho
Título
Análise do perfil dos casos de malária no ano de 2021 na região amazônica com foco no direcionamento de campanhas publicitárias sobre a doença.
Introdução
A malária é uma doença parasitária infecciosa febril aguda de grande impacto social. Apesar de evitável e tratável, a doença continua a ter um impacto devastador na saúde das pessoas, sendo as campanhas publicitárias uma ferramenta importante para conscientização da população para os riscos. Dessa forma, é importante que esta estratégia seja direcionada para melhoria do processo de saúde-doença, pois fomentam a conscientização para prevenção e tratamento oportuno e adequado, que resultam na redução de casos.
Objetivo (s)
Apoiar no desenvolvimento e direcionamento das campanhas publicitárias da malária para melhoria da estratégia, através da análise do perfil da população acometida pela doença, utilizando os dados do Sivep-Malária, com vistas a melhoria do alcance das campanhas de conscientização para prevenção, controle e eliminação da doença e melhoria da qualidade de vida da população vulnerável.
Material e Métodos
Análise dos grupos populacionais afetados pela doença a partir das notificações positivas de malária na região amazônica no ano de 2021, estratificando os casos por sexo, idade e área especial de infecção e IPA.
Resultados e Conclusão
Dos casos autóctones, 61,76% foram do sexo masculino e 38,24% do sexo feminino. Sobre as faixas etárias, 30,71% possuíam de 0 a 14 anos e 20,59% entre 20 e 29 anos. No que tange as áreas especiais, 32,99% das infecções ocorreram em áreas indígenas, 14,67% em garimpos, 8,52% em áreas urbana, 6,60% em assentamentos, IPA de 1,0 caso para 1.000 habitantes. Os dados apresentam o perfil da população mais acometida por malária na região amazônica, sendo em sua maior proporção crianças, infectadas em localidades indígenas e adultos da faixa etária economicamente ativa e do sexo masculino. Um recorte importante na elucidação de informações objetivas e necessárias para nortear as campanhas publicitárias de conscientização para a doença. Deste modo, obter um retrato do público-alvo possibilita obter melhores resultados que se traduzem em redução do risco da doença e prevenção para assim atingir a eliminação. Diante dos dados, é importante que seja realizado um trabalho conjunto entre a área técnica da malária e a área de comunicação do MS para que seja possível discutir estes dados técnicos sobre o perfil da população acometida pela doença para melhor direcionamento das campanhas, obtendo assim, resultados significativos das estratégias de comunicação e melhor aplicabilidade dos recursos públicos.
Palavras-chave
malária; análises; campanhas publicitárias;
Agradecimentos
Equipe da Malária do Ministério da Saúde
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Marcela Lima Dourado, Anderson Coutinho da Silva, Cássio Roberto Leonel Peterka, Lairton Souza Borja