Dados do Trabalho
Título
Persistência de Aedes aegypti numa área de alta vulnerabilidade social em Fortaleza
Objetivo (s)
Descrever a persistência de focos de Aedes aegypti em imóveis de uma região de alta vulnerabilidade social do município de Fortaleza, Ceará.
Material e Métodos
Estudo longitudinal realizado em um estrato do bairro Conjunto Ceará I, composto por 4.204 imóveis, com a ocorrência de três visitas nos períodos de janeiro a março e setembro a novembro de 2018 e fevereiro a maio de 2019. Foram realizadas as pesquisas entomológica pelos Agentes de Combate a Endemias e considerados imóveis positivos aqueles com a presença de pelo menos uma larva ou pupa de Aedes aegypti. No primeiro ciclo foram visitados 100% dos imóveis e nos demais 50%.
Resultados e Conclusão
Ao longo dos três ciclos foram identificados 420 imóveis com focos de Aedes aegypti. Foram respectivamente em cada ciclo, 344 (8,18%), 54 (1,28%) e 41 (0,98%). Destes, 402 (95,74%) tiveram positividade em um dos ciclos, 17 em dois ciclos e 01 nos 3 ciclos. Dos 18 imóveis com persistência de foco foi detectado que em 11 deles estava envolvido o mesmo tipo de recipiente. O tambor estava presente no imóvel com persistência de 3 focos. A persistência de dois focos destaca-se os recipientes permanentes (02 em ralos e 02 em caixas de água), recipientes provisórios (04 em baldes, 01 em pote e 01 em bebedouro de animais). Os demais persistentes com mudança do tipo de recipiente envolvido têm-se que alguns permanentes foram substituídos por provisório (caixa e tanque por balde) ou por outro permanente (calha e balde por sanitário) e provisório por outros provisórios (balde por jarro ou sucata e sucata por pneu).
A presença de focos em apenas um dos ciclos indica a transitoriedade dos recipientes e sugere que as ações de controle focal podem ser eficazes na eliminação ou descarte de focos, já que nesta área foi realizada ampla ação de mobilização social de combate ao vetor. No entanto, foi identificado que apesar das ações, a presença do Aedes aegypti é persistente na região. Isso demonstra a importância de identificar os fatores relacionados a permanência de positividade de focos, eliminar e tratar de forma efetiva, intensificando as medidas de corresponsabilização dos sujeitos no combate ao mosquito.
Palavras-chave
Alto Risco Social. Visita Domiciliar. Aedes.
Agradecimentos
IRDC e CAPES
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
FRANCISCA JESSIKA NUNES DE MOURA, Suyanne Freire De Macêdo, Geziel dos Santos de Sousa , Eddie William de Pinho Santana, Jose Wellington de Oliveira Lima