Dados do Trabalho


Título

Caracterização dos casos e a atuação do Cievs Bahia no 1° surto de Candida auris no Brasil

Introdução

A Candida auris é um fungo emergente que representa grave ameaça à saúde global em função de algumas cepas apresentarem resistência aos medicamentos comumente utilizados para tratar infecções. Em dezembro de 2020 o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia foi comunicado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia sobre a ocorrência de um resultado de exame compatível com C. auris identificada em amostra removida de paciente que se encontrava internado em um hospital privado em Salvador-BA, sendo o primeiro caso identificado no Brasil.

Objetivo (s)

Descrever os primeiros casos de C. auris no Brasil e a atuação do Cievs Bahia no processo de investigação dos casos.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo dos primeiros casos confirmados para C. auris, notificados ao Cievs Bahia em dezembro de 2020. Os dados utilizados na pesquisa são resultado do processo de trabalho desenvolvido para investigação e monitoramento dos casos. A investigação ocorreu no âmbito de um hospital privado de Salvador. Foram realizadas coletas de pacientes, profissionais de saúde e superfícies de ambientes. Foram selecionados pacientes contactantes do caso índice, os ambientes por onde haviam circulado e profissionais que possuíam presença de dermatites ou micoses. Os sítios coletados foram: axilas, nasais, inguinal, auricular, ferida operatória ou úlcera por pressão, termômetro, mesa de cabeceira, grade de leito e bomba de infusão/monitor. Todas as amostras confirmadas através do método de MALDI-TOF.

Resultados e Conclusão

Foram coletadas 249 amostras biológicas, dos quais 18 foram positivas. Das 150 amostras de ambiente coletadas, 25 positivas. Dos 65 contatos do caso índice, 11 tiveram confirmação para C. auris. Dos 11 pacientes que tiveram resultado positivo, 07 foram confirmados para Covid-19 e 04 pacientes evoluíram a óbito, mas não sendo vinculado diretamente a C. auris. Dos 400 profissionais de saúde triados, apenas 02 apresentaram as características de inclusão e ambos foram negativos. Esse evento inusitado provocou uma resposta oportuna desencadeada pela mobilização do Cievs Bahia, que conduziu ações de forma integrada, com articulações intra e intersetorial para identificação, rastreio e contenção do surto de C. auris no estado do Bahia, subsidiando alertas a nível nacional e notas técnicas orientativas para o controle desse fungo no país.

Palavras-chave

Candida auris; notificação imediata; Controle de Infecção; Infecção Hospitalar; Vigilância em Saúde Púbica.

Agradecimentos

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Autores

Pedro Henrique Presta Dias, Talita Moreira Urpia, Fabiola Araújo, Cristiane Cardoso, Rivia Mary de Barros, Arabela Leal, Marcia São Pedro, Letícia Coelho da Costa, Thaisse Andrade , Patrícia Dias