Dados do Trabalho


Título

Diagnósticos de Infecções Sexualmente Transmissíveis em uma coorte de adolescentes em PrEP

Introdução

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) representam um dos principais problemas de saúde pública e estão aumentando entre os adolescentes. O projeto PrEP1519 realiza atendimento para oferta da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e outros métodos prevenção combinada, oportunizando diagnóstico e tratamento e educação em saúde aos adolescentes de populações-chave ao HIV.

Objetivo (s)

Descrever a prevalência Treponema pallidum (sífilis), Neisseria gonorrhoeae (NG) e Chlamydia trachomatis (CT) e abordagens para o tratamento no acompanhamento de adolescentes homens que fazem sexo com homens (aHSH), travestis e mulheres trans (aTrMT) em uma de coorte de PrEP em Salvador, Bahia.

Material e Métodos

PrEP1519 é o primeiro estudo de coorte de demonstração de PrEP entre HSH e mulheres trans e travestis de 15 a 19 anos na América Latina. Os participantes elegíveis foram inscritos na coorte na clínica de Salvador de abril de 2019 a fevereiro de 2022. O diagnóstico foi feito de forma sindrômica, sorológica e/ou molecular, para sífilis, NG e CT. A avaliação ocorreu em todas as consultas em esquema de diagnóstico e tratamento oportuno. O monitoramento ativo dos participantes e parceiros sexuais foi realizado por meio de contato telefônico e mensagens de WhatsApp.

Resultados e Conclusão

Foram inscritos 433 participantes na clínica de PrEP no período analisado. As prevalências na linha de base foram de 18,2% para sífilis, 14,3% para NG e 7,6% para CT. Todos os casos de sífilis foram tratados na clínica durante o período. Para NG e CT foram tratados 30,1% dos casos e os demais foram encaminhados para serviços de referência do município e monitorados pela equipe interdisciplinar de saúde.
A implementação de diagnóstico e tratamento oportuno para sífilis foi decisiva para a continuidade do tratamento e vinculação ao ambulatório pelos participantes e parceiros. A oferta de exames clínicos e laboratoriais e acompanhamento ativo pela equipe interdisciplinar do tratamento de outras ISTs bacterianas geraram oportunidades para o atendimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco de infecção pelo HIV. Assim, o projeto permitiu cuidado longitudinal, interrompendo assim a cadeia de transmissão, podendo contribuir para o controle das ISTs nessa população.

Palavras-chave

infecções sexualmente transmissíveis, infecções sexualmente transmissíveis/diagnóstico, adolescentes, equipe interdisciplinar de saúde

Agradecimentos

Agradecemos à Unitaid e aos profissionais do Projeto PrEP1519 Salvador.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Priscilla Caires, Beo Leite, Pedro Almeida Silva, Fabiane Soares, Suilan Pedreira, Lucas Miranda Marques, Guilherme Barreto Campos, Lorenza Dezanet, Laio Magno , Inês Dourado