Dados do Trabalho


Título

Usabilidade de ferramentas digitais sobre doença de Chagas por profissionais da saúde em municípios do Amazonas com histórico de ocorrência de surtos por transmissão oral

Introdução

As ferramentas digitais fazem parte do dia a dia da população e o uso na área da saúde pode ajudar na divulgação de informações para a sociedade e para os profissionais da saúde como forma de ajuda à prevenção de doenças.

Objetivo (s)

O objetivo do trabalho foi validar a usabilidade de ferramentas digitais sobre DC por profissionais da saúde em municípios do Amazonas com histórico de surtos por transmissão oral.

Material e Métodos

Foram realizadas viagens a cinco municípios para a realização de uma palestra com gestores e profissionais de saúde para apresentar a proposta de fluxo de atendimento para a DC no Amazonas e validar um e-book e aplicativo que foram desenvolvidos anteriormente pelo grupo de pesquisa em DC da FMT-HVD. A validação foi feita por uma entrevista baseada no método score SUS (System Usability Scale).

Resultados e Conclusão

Para a validação do aplicativo foram realizadas 20 entrevistas, em que 65% são do sexo masculino e 55% possui ensino superior. A maioria das pessoas (95%) afirmou que o utilizaria com frequência, 90% achou o aplicativo fácil de usar e todos acharam suas funções integradas, além de acreditarem que a maioria das pessoas aprenderia a utilizá-lo rapidamente, 90% das pessoas afirmou estares confiantes em utilizar o aplicativo, e 10% afirmou que precisaria aprender novas habilidades para usá-lo. Porém, 15% afirmou encontrar inconsistências no aplicativo, 25% o achou confuso e 25% achou complexo, sendo que 66,7%, 80% e 60% dessas respostas eram de indivíduos com ensino superior respectivamente. Para a validação do e-book, foram realizadas 22 entrevistas, em que 70% são do sexo masculino e 70% possui ensino superior. Desse grupo, 90,9% afirmou que o utilizaria com frequência, todos os entrevistados afirmaram que a leitura do e-book é fácil, rápida e também acharam os capítulos bem integrados, nenhum afirmou encontrar inconsistências, 95,45% afirmou estar confiante em atender um suspeito de DC após a leitura do e-book, 90,9% dos entrevistados aprendeu algo após a leitura, 86,36% afirmou que o fluxo proposto no e-book segue a realidade do município. No entanto, 9% afirmou precisar de ajuda técnica para utilizá-lo e 9% achou o e-book complexo, ainda que metade deste grupo possui ensino superior. O e-book e o aplicativo mostraram-se eficientes para informar a população sobre a DC e auxiliar no fluxo de atendimento de pacientes suspeitos.

Palavras-chave

aplicativo, ebook, tecnologia

Agradecimentos

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Gabriel Vinícius Silva de Carvalho, Gabriela Maciel Alencar, Débora Raysa Teixeira de Sousa, Elsa Isela Guevara Moctezuma, Jessica Vanina Ortiz, Lara Isabelli Oliveira da Silva, Mileyde Gordiano da Silva, Júlia Beatriz Dantas Queiroz de Aguiar, Kátia do Nascimento Couceiro, Maria das Graças Vale Barbosa Guerra, Jorge Augusto de Oliveira Guerra