Dados do Trabalho


Título

INCIDÊNCIA DA TUBERCULOSE NO ESTADO DO PARÁ, NORTE DO BRASIL, NO PERÍODO DE 2017 A 2021

Introdução

A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos do corpo humano. Dentre os tipos de TB, destacam-se a pulmonar, que é a forma mais comum e afeta os pulmões, e extrapulmonar, que pode atingir outros órgãos como rins, ossos, meninges e o sistema nervoso central. É considerada um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, com altas taxas de morbidade e mortalidade. Em 2022, cerca de 78 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença no país, o que representa um aumento de 4,9% em relação ao número de casos notificados no ano anterior. O Estado do Pará, localizado na Região Norte do Brasil, também apresenta alta incidência de TB, com uma taxa de cerca de 42 casos por 100 mil habitantes em 2021.

Objetivo (s)

Analisar a incidência da TB no Estado do Pará no período de 2017 a 2021.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com dados secundários de casos confirmados de TB extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) para cálculo da incidência no Estado do Pará. Foram utilizados dados referentes aos anos de 2017 a 2021, com informações sobre o número de casos confirmados, as taxas de incidência por 100 mil habitantes e as variáveis: sexo, faixa etária, forma clínica e desfecho do tratamento.

Resultados e Conclusão

No período de 2017 a 2021, foram notificados 21.635 casos novos de TB, com uma taxa de incidência de 20,9 casos por 100 mil habitantes. A maior incidência foi observada em 2019, com taxa de 48,8 casos por 100 mil habitantes. O sexo masculino foi o mais afetado, representando 63,7% dos casos confirmados. A faixa etária mais acometida foi a de 25 a 34 anos, correspondendo a 24% dos casos. A forma clínica mais comum foi a pulmonar, presente em 89% dos casos. Em relação ao desfecho do tratamento, 80% dos casos foram curados, 13,4% abandonaram o tratamento e 6,6% evoluíram para óbito.
CONCLUSÃO: A TB ainda representa um importante problema de saúde pública no Estado do Pará, com uma alta taxa de incidência e relevante impacto na saúde da população. É fundamental que sejam implementadas estratégias efetivas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, bem como ações de educação em saúde para sensibilizar a população sobre os riscos e formas de prevenção da TB.

Palavras-chave

Tuberculose; Incidência; Doença Infecciosa.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Matheus de Oliveira Queiroz, Karytta Sousa Naka, Leidiane Leidiane Silva