Dados do Trabalho


Título

Construção de painel para monitoramento de terapia antirretroviral entre pessoas vivendo com HIV/aids em tratamento da tuberculose no Brasil

Introdução

A tuberculose (TB) é a principal causa de óbito entre pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA). O início de terapia antirretroviral (TARV) na coinfecção reduz a mortalidade, sendo recomendado para todas as PVHA com TB, independentemente da contagem de linfócitos T (LT) CD4+ e da forma clínica da TB. O monitoramento clínico do início da TARV auxilia na identificação de lacunas do cuidado e no fortalecimento da integração dos serviços de atenção e vigilância da TB e HIV/aids.

Objetivo (s)

Propor uma ferramenta de gestão para o monitoramento das lacunas do cuidado (gaps) da população coinfectada com TB-HIV, identificando aqueles que não estão recebendo TARV.

Material e Métodos

Trata-se de estudo metodológico sobre o desenvolvimento de ferramenta para monitoramento da coorte de PVHA em tratamento para a TB que não iniciaram TARV no Sistema de Monitoramento Clínico das pessoas vivendo com HIV (SIMC). O SIMC é uma plataforma oficial do Ministério da Saúde que auxilia o monitoramento das PVHA quanto ao uso de TARV, estando disponível para todas as coordenações estaduais, municipais e rede de serviços. Para a identificação da população com TB, foi realizado um linkage probabilístico dos dados das PVHA que nunca iniciaram TARV, extraídos em março/2023 do SIMC, com o total de casos de TB entre julho/2022 a março/2023, extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os aspectos éticos foram respeitados.

Resultados e Conclusão

Foram identificadas 407 PVHA em tratamento da TB que não iniciaram TARV. O painel intitulado “monitoramento do GAP de TARV entre pessoas com coinfecção TB-HIV” foi construído em 3 abas no SIMC: monitoramento (dados nominais conforme ação recomendada), nominal (exportação em excel), consolidado (dados agregados por instituição). A aba monitoramento é dividida em: informações da PVHA (nome, nome da mãe, data de nascimento, endereço completo, telefone, Email), doença avançada (prioridade, data do último resultado e contagem de LT-CD4+), informações do Sinan-TB (data do diagnóstico, TARV, HIV, situação de encerramento e serviço de tratamento da TB) situação de monitoramento (situação, atualizado por, data de atualização). O painel prevê o registro da ação assistencial e/ou vigilância realizada para cada pessoa identificada, como a busca desta e o início de TARV, sendo possível a identificação de lacunas do início de TARV, reduzindo a mortalidade pela coinfecção TB-HIV.

Palavras-chave

Tuberculose; HIV; Monitoramento epidemiológico.

Agradecimentos

EERP- USP e CGTM/DATHI/SVSA/MS

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

José Nildo Barros Silva júnior, Luiz Henrique Arroyo, Juliana Monteiro Cruz, Farley Romero Vega, Tiago Benoliel Rocha, Isabela Lucena Heráclio, Ronaldo Campos Hallal, Artur Olhovetchi Kalichman, Pedro Fredemir Palha, Fernanda Dockhorn Costa Johansen, Daniele Maria Pelissari