Dados do Trabalho


Título

Tecnologia limpa no controle de vetores de arboviroses: O uso do ultrassom em mosquito Aedes aegypti.

Introdução

O Aedes aegypti é o principal vetor da dengue, zika e chikungunya, arboviroses que representam um grave problema de saúde pública. O controle de vetores é a estratégia mais eficiente para proteger a população, porém a resistência aos inseticidas, tornaram urgente a busca de novas estratégias de controle. O ultrassom é uma forma de energia acústica capaz de produzir efeitos fisiológicos térmicos e não térmicos, promovendo a quebra do tecido adiposo.

Objetivo (s)

Estudar os efeitos do ultrassom em ovos, larvas e pupas do Aedes aegypti, a fim de desenvolver um método de controle, e analisar o seu efeito em organismo não alvo (Artemia salina).

Material e Métodos

Foram utilizados ovos, larvas e pupas de Ae. aegypti cepa LAPAVET- SD. Os ensaios de atividade ovicida foram feitos em duplicata, com grupos de 30 ovos expostos ao ultrassom e posteriormente, colocados para eclosão. Nos testes de atividade larvicida utilizou-se grupos de 10 larvas (L3), em triplicata. Já a atividade pupicida foi realizada com grupos de 25 pupas, em duplicata. Os ensaios com as Artemias salina foram realizados com grupos de 10 artemias, em triplicata. Em todos os testes, o tempo de exposição ao ultrassom foi de 15 minutos.

Resultados e Conclusão

Observou-se que até 8 dias após a exposição, 91% dos ovos eclodiram, tendo apenas 45% chegado à fase adulta. Dos que chegaram à fase adulta, 70% eram machos e 30% fêmeas. No ensaio larvicida observou-se que 55,6% das larvas morreram após 7 minutos de exposição, e após 10 minutos a taxa de mortalidade chegou a 72,2%. Já na atividade pupicida, 88% das pupas morreram 24hr após a exposição. Analisando-se os aspectos morfológicos das larvas e pupas após a exposição, observou-se que as larvas apresentaram aspecto levemente esbranquiçado e relaxamento de seus segmentos. Nas pupas os resultados foram semelhantes, porém não houve alteração da coloração. Ao avaliar a ação do ultrassom em A. salina, observou-se 100% de mortalidade após a exposição. O ultrassom pode ser adaptado e utilizado como uma ferramenta de controle do vetor, porém não deve ser utilizado em corpos de água que existam outras espécies.

Palavras-chave

Culicídeos, ondas sonoras, Artemia salina.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Mohanna Alves da Silva Nery, Wanessa Christini Costa Dantas, Joanna Diângelis Souza Santos, Renan Tavares Leite, Esther Correia dos Santos Nascimento, João Paulo Carvalho de Lima, Emille Raulino de Barros, Louise Helena Guimarães de Oliveira, Luís Cézar Rodrigues, Fabíola da Cruz Nunes