Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico da leptospirose humana no município de Rio Branco, Acre, 2013 a 2022

Introdução

A Leptospirose é uma doença infecciosa de caráter zoonótico que afeta os animais domésticos, silvestres e o homem. No Brasil é um grave problema de saúde pública, com áreas endêmicas principalmente nas áreas com enchentes associadas a grande aglomeração populacional de baixa renda, condições inadequadas de saneamento e alta infestação de roedores.

Objetivo (s)

Neste trabalho descrevemos o perfil epidemiológico da leptospirose humana no município de Rio Branco, estado do Acre, no período de 2013 a 2022.

Material e Métodos

Realizou-se um estudo epidemiológico descritivo, a partir de dados secundários de casos notificados e confirmados de Leptospirose, obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e tabulados no software Epi Info 7.2.3.1 (CDC, Atlanta, EUA).

Resultados e Conclusão

No período foram confirmados 2.464 casos de leptospirose, sendo 63% (n=1.572) em pessoas do sexo masculino. A idade variou de <1 ano a 80 anos, sendo que a faixa etária entre 20 e 49 totalizou 58% (n=1.425) dos casos. A ocupação foi informada em apenas 15% (n=365) dos casos, sendo que 64% (n=252) são estudantes, donas de casa e aposentados ou pensionistas. Os anos de 2014 e 2015 que somaram 62% (n=1.563) dos casos, foi o período em que o município passou por período de cheias e inundações devido às fortes chuvas. No período de 2016 a 2022 observou-se redução gradativa dos casos, com média de 78,8 casos ao ano. Os dados demostram uma correlação entre a doença, as inundações e as moradias, pois com a melhoria das condições de moradias das famílias de áreas de risco a partir do ano de 2015, observou-se redução da incidência dos casos. Estes dados mostram que a leptospirose é um problema de saúde pública no município de Rio Branco, principalmente em períodos chuvosos e que medidas de prevenção e controle devem ser implementadas por meio de uma ação integrada de setores da saúde humana, animal e ambiental.

Palavras-chave

Vigilância epidemiológica; saúde pública, enchentes

Agradecimentos

Diretoria de Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Rio Branco, Acre

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

LUCIA MONTEIRO DIAS GOMES, MAURA REGINA RIBEIRO, KENNEDY ALBUQUERQUE BATISTA, SHEILA ANDRADE VIEIRA, LEANDRO SIQUEIRA DE SOUZA