Dados do Trabalho


Título

A importância do lúdico, do intersetorial e do participativo em ações educativas sobre doença de Chagas: o caso do Dia Mundial de Chagas 2023 em cinco municípios do Brasil

Introdução

A pesquisa de implementação do projeto CUIDA Chagas (PICC) inclui entre suas estratégias para aumentar a demanda por serviços de diagnóstico, tratamento e cuidado para doença de Chagas (DC) a realização de ações de informação, comunicação e educação (IEC) em saúde. Essas ações são fundamentais para superar o contexto de desconhecimento e estigmas em torno à doença, marco sociocultural que condiciona as possibilidades de avançar na garantia do direito à saúde das pessoas acometidas e comunidades em risco.

Objetivo (s)

O objetivo deste trabalho é caracterizar as ações educativas implementadas nos municípios que participam da PICC no marco do Dia Mundial da DC 2023.

Material e Métodos

Os estudos de implementação atuam em cenários reais a fim de desenvolver intervenções de saúde disponíveis ou novas com o objetivo de melhorar o acesso e o uso dessas intervenções pelas populações. A PICC no Brasil desenvolve-se em cinco municípios, um por macrorregião. Sua meta é construir um modelo integral, sustentável e escalável para contribuir na eliminação da transmissão vertical da DC. Este estudo, exploratório e qualitativo considera: públicos atingidos, atores envolvidos, mediações e materiais utilizados, percepções da receptividade das ações.

Resultados e Conclusão

Resultados parciais indicam que as ações envolveram 30 instituições escolares e mais de 3200 estudantes. Todas as ações planejaram-se em articulação com as Secretarias de Saúde e Educação, na maioria por meio do Programa Saúde na Escola. Profissionais da saúde e estudantes de graduação em enfermagem foram os responsáveis de conduzi-las. O material de IEC utilizado foi a Revistinha da Turma da Mônica sobre DC. Dinâmicas lúdicas (teatro, fantoches e leituras coletivas) foram as que geraram maior engajamento. Atores envolvidos relataram que a receptividade das ações foi muito boa, porém ainda é um desafio integrar os profissionais de saúde.

Considerações preliminares reforçam que ações locais de IEC planejadas e executadas de forma intersetorial apresentam um significativo grau de participação e que propostas lúdicas aumentam o engajamento de públicos escolares. Sugere-se que as ações promovidas devem buscar atingir toda a comunidade escolar, incluindo diferentes públicos. Recomenda-se que estudos de implementação com foco em DC, incorporem estratégias de IEC planejadas e executadas junto com atores estratégicos nos territórios.

Palavras-chave

Palavras-chave: doença de Chagas, educação em saúde, implementação, intersetorialidade

Agradecimentos

CUIDA Chagas, UNITAID e MINISTÉRIO DA SAÚDE.

Área

Eixo 14 | Outro

Autores

Mauro Junior Serrão Pantoja, Valentina Carranza Weihmuller, Arilon Félix Santiago, Vagner Severo Vargas, Uanderson Gonçalves Magalhães, Lucélia Pereira Santos Cardoso, Ingredy Carolline Jesus Santos, Debbie Vermeij, Fernanda Souza Nogueira Sardinha Mendes, Eliana de Sousa Amorim