Dados do Trabalho


Título

Superexpressão do gene TcNTPDase-1 aumenta virulência e promove alterações cardíacas em camundongos infectados pelo Trypanosoma cruzi

Introdução

A doença de Chagas (DC) afeta milhões de pessoas nas Américas Central e do Sul. As drogas anti-Trypanosoma cruzi utilizadas (Benznidazol e Nifurtimox) até agora têm sido limitadas pela eficácia e toxicidade. Assim, a busca por novos candidatos a fármacos é urgente e biomoléculas relacionadas à virulência, especialmente localizadas na membrana plasmática do parasito ou secretadas, são alvos promissores. As Ectonucleosídeos Trifosfato Difosfohidrolases (NTPDases) são enzimas localizadas na superfície externa da membrana plasmática do T. cruzi, que hidrolisam uma ampla gama de nucleotídeos tri/difosfatados. Estudos anteriores indicam sua participação nos processos de infectividade, virulência e aquisição de purinas pelo parasita.

Objetivo (s)

Neste trabalho, desenvolvemos cepas geneticamente modificadas de T. cruzi (Dm28c, TcI): hemi-knockout (KO+/-), superexpressando (SE) e superexpressando a partir do hemi-knockout (SE KO+/-) o gene TcNTPDase-1, a fim de avaliar a virulência do parasito em modelo de infecção aguda.

Material e Métodos

Os camundongos foram acompanhados durante o período experimental quanto ao peso e parasitemia. Após 30 dias, os animais foram avaliados quanto a alterações eletrocardiográficas e o tecido cardíaco foi coletado para posterior análise histopatológica por hematoxilina/eosina.

Resultados e Conclusão

Nossos resultados mostraram parasitemia e mortalidade significativamente maiores além de menor peso em animais infectados com parasitas SE TcNTPDase-1, em comparação com a infecção com parasitas selvagens (WT). Por outro lado, os animais infectados com parasitas (KO+/−) não apresentaram mortalidade durante o teste de 30 dias e o peso dos camundongos foi semelhante aos animais não infectados (NI). Além disso, o grupo KO+/- apresentou menor parasitemia quando comparados com parasitas do grupo SE KO+/−. Tecido cardíaco dos animais infectados com os parasitas SE KO +/− e SE apresentaram regiões significativamente maiores de inflamação cardíaca do que aqueles infectados com os parasitas WT (p<0,001). Por fim, apenas os animais infectados com KO+/− não apresentaram alterações eletrocardiográficas individuais durante o período de experimentação. Juntos, nossos resultados ampliam o conhecimento sobre o papel das NTPDases na infectividade do T. cruzi, reforçando o potencial dessa enzima como alvo quimioterápico para o tratamento da DC.

Palavras-chave

Trypanosoma cruzi; doença de Chagas; ecto-NTPDases; TcNTPDase; virulência

Agradecimentos

CAPES; CNPq; Faperj; IOC/Fiocruz; ICC/Fiocruz; EPSJV/FIOCRUZ

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Leonardo Alexandre Souza Ruivo, Natália Lins Silva-Gomes, Claudia Moreira, Marcelo Meuse-Batista, Cristiane França Silva, Denise Gama Jaen Batista, Stênio Fragoso, Gabriel Melo Oliveira, Maria Nazaré Correia Soeiro, Otacilio Cruz Moreira