Dados do Trabalho


Título

EFICÁCIA DO FLUDORA® FUSION NA BORRIFAÇÃO RESIDUAL INTRADOMICILAR PARA O CONTROLE DE Anopheles sp. NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ, AMAPÁ, BRASIL

Introdução

A malária é uma doença evitável e tratável que compõe um quadro diversificado de doenças transmissíveis que prevalecem em condições tropicais e subtropicais, atingindo mais de um bilhão de pessoas. As ferramentas estratégicas para o controle da malária enquadram-se dentro do pacote de intervenções recomendado pela OMS. Assim, uma das estratégias requer a utilização de inseticidas com formulações de diferentes modos de ação e longa atividade residual em esquemas de rotação e misturas.

Objetivo (s)

Avaliar a eficácia da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) do Fludora® Fusion (Clotianidina 50% + Deltametrina 6,25%) em painéis de laboratório e casa teste confeccionados com superfícies de madeira com pintura (MCP), madeira sem pintura (MSP), alvenaria com reboco (ACR) e alvenaria sem reboco (ASR) em fêmeas de Anopheles sp. no município de Macapá-AP.

Material e Métodos

O inseticida foi borrifado nas superfícies internas da casa teste e nos painéis. Os bioensaios de cone da OMS foram realizados 24 horas após a borrifação e, posteriormente, em intervalos mensais durante 12 meses. O Knockdown foi registrado em 30 minutos e a taxa de mortalidade em até 72 horas após a exposição dos anofelinos às superfícies tratadas.

Resultados e Conclusão

A mortalidade na casa teste permaneceu superior a 80% durante 12 meses consecutivos na superfície ACR, em ASR cinco meses e MCP 11 meses. Verificou-se que houve uma oscilação de mortalidade na superfície MSP. No entanto, de modo geral os substratos que o produto apresentou melhor desempenho foram ACR e MCP. Nos painéis de laboratório, as taxas de mortalidade em todas as superfícies testadas perduraram acima de 80% em 12 meses de bioensaios. Os resultados observados neste estudo indicam que a BRI com Fludora® Fusion provoca alta mortalidade e prolongado período residual em diferentes substratos contra vetores de malária em área da região amazônica brasileira. Este produto representa uma nova opção para controle de anofelinos em áreas endêmicas, mostrando ser uma importante ferramenta de controle.

Palavras-chave

Malária; Neonicotinoide-Piretroide; Controle De Vetores

Agradecimentos

Environmental Science do Brasil LTDA - ENVU

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ANA PAULA SALES ANDRADE CORRÊA, KEISON SOUZA CAVALCANTE, GEANDRO SANTOS GAMA, ÓSITA CLEYRIANE LOBATO NASCIMENTO, NERCY VIRGÍNIA R FURTADO, TAIRES PENICHE, EVAN PINTO FERRO, JOYCE M PEREIRA, JOSÉ B P LIMA, ALLAN KARDEC RIBEIRO GALARDO