Dados do Trabalho


Título

Vigilância Epidemiológica no diagnóstico precoce, planejamento e implementação de ações de controle da monkeypox no Município de Abreu e Lima - PE

Introdução

A varíola dos macacos ou varíola símia é uma infecção viral zoonótica causada pelo vírus monkeypox, que pertence à família Orthopoxvírus. No Brasil não havia registro da doença até o dia 9 de junho de 2022, onde foi confirmado o primeiro caso importado, e em pouco mais de um mês (25 de julho), já havia transmissão comunitária comprovada com a notificação de 813 casos confirmados. Em Pernambuco o primeiro caso confirmado foi em 12 de julho de 2022. As emergências em saúde pública são caracterizadas como situações que exigem da Vigilância Epidemiológica o acompanhamento, planejamento e execução de ações urgentes de prevenção, controle e contenção de riscos, que contribuem de forma expressiva na morbimortalidade no mundo.

Objetivo (s)

Avaliar as ações da vigilância epidemiológica diante da emergência em saúde pública de Monkeypox, dos residentes do município de Abreu e Lima.

Material e Métodos

Pesquisa documental, descritiva, de abordagem quantitativa, de coleta e análise de dados de casos notificados. Os dados são secundários do CIEVS-PE foram recebidos por via e-mail, consolidados em planilha excell de todos residentes do município de Abreu e Lima - PE que atendiam a definição de caso.

Resultados e Conclusão

No município de Abreu e Lima, no ano de 2022, houveram 35 casos notificados que apresentavam lesões compatíveis com a definição de caso, destes cinco foram confirmados pelo método Rt-PCR, sendo o primeiro caso detectado em 13 de julho de 2022. Entre os casos notificados, o sexo feminino predominou com 54,3% e a faixa etária com maior número de notificações foi entre 20-29 anos. No entanto entre os casos confirmados predominou o sexo masculino com 75% e a faixa etária permaneceu entre 20-29 anos (60%).
Diante da circulação do Monkeypox vírus no município, a equipe de vigilância epidemiológica, com a finalidade de detecção precoce e investigação, coordenou a resposta rápida com a notificação dos casos suspeitos da doença, priorizando a investigação, a coleta para diagnóstico laboratorial favorecendo a confirmação de forma oportuna, as medidas profiláticas para o isolamento e rastreamento dos contatos, de modo a reduzir o risco de propagação do vírus e a ocorrência de novos casos no município.

Palavras-chave

Monkeypox; Vigilância epidemiológica; Saúde pública.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Elma de Carvalho Malta Diniz , Claudenice Pontes de Andrade, Renata Serpa Cordeiro Sá Leitão, Manuela Monique de Silva Souza, Amirte Ferreira de Oliveira