Dados do Trabalho


Título

Avaliação de indicadores de malária em municípios da região amazônica apoiados pelo projeto Apoiadores Municipais para a Prevenção, Controle e Eliminação da Malária, 2020 e 2022

Introdução

O projeto Apoiadores Municipais para Prevenção, Controle e Eliminação da Malária é uma estratégia do Programa Nacional de Controle da Malária com o objetivo do fortalecimento da gestão e capacitação das equipes de municípios prioritários nas ações de vigilância da malária.

Objetivo (s)

Descrever os indicadores de malária em municípios apoiados pelo projeto no nos anos de 2020 e 2022.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo descritivo utilizando informações do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária dos anos de 2020 e 2022. Foram selecionados os municípios de Anajás/PA, Breves/PA, Caracaraí/RR, Cruzeiro do Sul/AC, Guajará/AM, Humaitá/AM, Ipixuna/AM, Itaituba/PA, Mazagão/AP, Oeiras do Pará/PA, Rodrigues Alves/AC e Santana/AP em que houve apoio do projeto durante todo período analisado. Os indicadores avaliados foram o número de casos autóctones de malária, número e proporção de casos de malária Falciparum e mista, proporção de casos de malária que iniciaram tratamento em tempo oportuno, proporção de notificações positivas de malária digitadas em tempo oportuno e número de casos por área especial. Os dados foram descritos utilizando a mediana e o intervalo interquartil.

Resultados e Conclusão

Dos 12 municípios avaliados, 06 (50%) apresentaram redução do número de casos em 2022 com uma mediana de 62% (IIQ 31,1%) e 06 apresentaram aumento com mediana de 15% (IIQ 47,2%). O número de casos de malária falciparum e mista reduziram em 08/10 (80%) municípios com uma mediana de 78,9% (IIQ 28,0%). A proporção de casos por falciparum e mista diminuiu em 8/10 (80%) municípios com uma mediana de 5,5% (IIQ 47,2%). No indicador de proporção de casos de malária que iniciaram tratamento em tempo oportuno, foi observado uma melhora em 4/12 (33,3%) dos municípios com uma mediana de 3,9% (IIQ 4,5%). A proporção de municípios que aumentaram o percentual de casos positivos notificados em até 07 dias foi de 08/12 (66.6%), com uma mediana de aumento de 10,5% (IIQ 22,4%). Nos casos por área especial, vale destacar os municípios de Oeiras do Pará, Mazagão e Guajará que reduziram 100% dos casos na área urbana e Oeiras do Pará e Santana que reduziram 99,7% e 91,4% dos casos na área rural, respectivamente. Os dados indicam uma melhora em diversos indicadores, principalmente relacionadas a malária Falciparum e a oportunidade de notificação no sistema, que podem estar relacionados com a presença do projeto. Estudos analíticos são necessários para confirmar o impacto da estratégia.

Palavras-chave

Projeto Apoiadores Municipais; Malária;

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Lairton Souza Borja, Marcela Lima Dourado, Cássio Roberto Leonel Peterka