Dados do Trabalho


Título

Prevalência da infecção por Schistosoma mansoni na cidade de Itaquara no estado da Bahia

Introdução

Itaquara é um município situado no estado da Bahia, Brasil que possui um importante histórico de endemicidade para esquistossomose com altas taxas de prevalência e intensidade de infecção. Após o tratamento recorrente da comunidade, as taxas de infecção foram reduzidas ao longo dos anos, porém, esse município continua endêmico e seu devido monitoramento se faz necessário.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi avaliar a situação atual da esquistossomose em Itaquara 32 anos após a realização do primeiro inquérito parasitológico.

Material e Métodos

Foram coletadas amostras de fezes de 515 moradores de bairros sem histórico de tratamento recente para esquistossomose que foram
examinadas pelos métodos Kato-Katz (2 lâminas/amostra) e Helmintex, que são métodos parasitológicos que baseiam seu diagnóstico na visualização de ovos em lâminas e filtros, respectivamente.

Resultados e Conclusão

A prevalência de infecção por Schistosoma mansoni foi de 15%, considerando os resultados combinados dos métodos Kato-Katz e Helmintex, com intensidade média de infecção de 54,42 (± 54,76) EPG. A infecção foi associada a indivíduos de sexo masculino (p<0,0001) e agricultores (p = 0,0002). Dos indivíduos com resultados para os dois métodos (n= 304), apenas 14 tiveram resultados positivos concordantes, 35 foram negativos pelo Kato-Katz e positivos pelo Helmintex e 6 positivos pelo Kato-Katz e negativos pelo Helmintex. A utilização do método Helmintex e Kato-Katz com duas lâminas por indivíduo permitiu uma melhor identificação dos indivíduos infectados pelo S. mansoni. A prevalência encontrada foi 10 vezes superior à do inquérito de vigilância do Programa de Controle a Esquistossomose realizado no mesmo período (1,54%) quando foi utilizado o exame de uma única lâmina de Kato-Katz. Com o tratamento houve redução, mas a erradicação da doença nunca foi atingida. O monitoramento tem prevenido que a prevalência volte aos seus níveis históricos, embora em nosso estudo foi demonstrado que a prevalência pode estar sendo subestimada pelos métodos comumente utilizados em inquéritos de vigilância.

Palavras-chave

Esquistossomose, Kato-Katz, Helmintex, Itaquara

Agradecimentos

À Secretaria de Vigilância em Saúde / Fundo Nacional de Saúde / Ministério da Saúde -[TED/FNS: 118/2017; SIAFI: 691919 / 25000.479741/2017-05] e National Institutes of Health (NIH) pelo suporte financeiro. Aos coordenadores regionais do Projeto multicêntrico POC-CCA, Carlos Graeff-Teixeira, Fernando Bezerra, Martin Enk, Mitermayer Reis, Naftale Katz, Paulo Coelho, Ricardo Riccio, Tereza Favre e Otavio Pieri.

Área

Eixo 07 | Helmintíases

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Lee Senhorinha de Almeida Andrade, Luciano Kalabric Silva, Lúcio Macedo Barbosa, Cláudio Roberto Andrade Santos, Ronald Alves Santos, Thassila Nogueira Pitanga, Ricardo Riccio Oliveira, Otávio Sarmento Pieri, Ronald Edward Blanton, Mitermayer Galvão Reis