Dados do Trabalho
Título
ASPECTOS ENTOMO-EPIDEMIOLÓGICOS DA DOENÇA DE CHAGAS NO MUNÍCÍPIO DE ARAGUAIANA, MATO GROSSO, BRASIL
Introdução
A Doença de Chagas (DCh) é uma infecção tropical negligenciada de transmissão vetorial, produzida pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Chagas, 1909) com carga de morbimortalidade elevada em países endêmicos (CONSENSO DCh 2015).
Objetivo (s)
Analisar indicadores entomológicos, infecção natural (IN) e fonte alimentar de triatomíneos coletados no município de Araguaiana, Mato Grosso, Brasil.
Material e Métodos
O estudo foi realizado em Araguaiana, 15º44’02” S 51º49’53” W, ao leste de Mato Grosso. Previamente realizou-se educação em saúde sobre DCh e comunicação sobre os objetivos desse estudo para os moradores das Unidades Domiciliares (UD) monitoradas. Na sequência deu-se início as pesquisas entomológicas bimestrais por busca ativa, de junho de 2017 a março de 2019 em 47 UDs de 28 localidades rurais. Foram calculados os indicadores de infestação domiciliar (ID), densidade, aglomeração e colonização. O diagnóstico molecular para IN foi pela técnica do PCR. A fonte alimentar foi pelo teste imunoenzimático (ELISA) para os espécimes com resíduo de alimentação sanguínea, analisando 11 antissoros (ave, cabra, cão, cavalo, gambá, gato, humano, ovelha, réptil roedor e tatu).
Resultados e Conclusão
Triatomíneos foram registrados em 71,4% das localidades monitoradas, sendo coletados 1491 triatomíneos: T. sordida foi a espécie mais abundante (99,8%), seguido por Rhodnius neglectus. A ID por T. sordida foi alta: 70% (33/47), a densidade foi de 31,72%, a colonização intradomiciliar foi baixa 3% (1/33) já a peridomiciliar foi elevada 81,8% (27/33). A aglomeração foi de 45,2%. Galinheiros e curral de carneiros foram os ecótopos com maior ID: 97,4% (1452/1491) e 1,7% (25/1491), respectivamente. Foram analisados 665 triatomíneos com IN= 10,9%. A análise da fonte alimentar para 566 triatomíneos, sendo: 66 não reativos. Dos 500 reativos: 411 foram reativos para uma única fonte e 89 para fontes múltiplas. A preferência alimentar foi significativa para ave e gambá. Registrou-se T. sordida utilizando sangue humano como fonte alimentar.
A CD peridomiciliar elevada associada a T. sordida naturalmente infectado por T. cruzi pressupõe risco à saúde.
O oportunismo alimentar de T. sordida foi reafirmado.
O registro de T. sordida utilizando sangue humano como fonte alimentar sinaliza o contato homem-vetor.
Esses resultados fornecem subsídios quanto à necessidade de fortalecer a prevenção da DCh com a devida atenção despendida as demais doenças endêmicas de transmissão vetorial.
Palavras-chave
Triatomíneos, Infecção Natural, Fonte alimentar, Triatoma sordida
Agradecimentos
SESMT
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Mirian Francisca Martins, Sinara Cristina de Moraes, Marcos Takashi Obara, Cleber Galvão