Dados do Trabalho


Título

Efeitos in vitro de Solidagenona (SOL) sobre formas tripomastigotas de Trypanosoma cruzi e células LLC-MK2 e VERO

Introdução

Doença de Chagas (DC) ou tripanossomíase americana é uma doença tropical negligenciada. Apenas dois fármacos, benznidazol e nifurtimox, são utilizadas para o seu tratamento, o uso destas medicações acarreta diversos efeitos colaterais como hipersensibilidade, intolerância digestiva e sintomas gerais como anorexia, astenia, cefaleia, distúrbios do sono, neuropatia e depressão da medula óssea. Estudos com Solidagenona (SOL) demonstraram seu potencial como anti-inflamatório, antifúngico e anticonceptivo. Estudos realizados com promastigotas de L. amazonensis, utilizando SOL relatou seu efeito no ciclo celular e na indução no mecanismo de morte semelhante a apoptose. Também foi capaz de imunomodular macrófagos infectados, reduzindo níveis de TNF-α e aumentando IL-12p70, além de aumento de espécies reativas de oxigênio (ROS) e óxido nítrico (NO), levando a eliminação dos parasitos. Já em camundongos infectados e tratados com SOL, o tratamento foi capaz de reduzir o tamanho e carga parasitária, sem induzir toxicidade gástrica, hepática e sistêmica.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito in vitro da SOL sobre formas tripomastigotas de Trypanosoma cruzi. e seu efeito citotóxico sobre linhagens celulares de LLC-MK2 e VERO.

Material e Métodos

Utilizou-se formas tripomastigotas de Trypanosoma cruzi que foram obtidas do sobrenadante de células LLCMK2 infectadas. Os parasitos foram incubados por 24 h a 37 ºC com 5% de CO2. Após incubação, determinamos a viabilidade dos parasitas examinando a mobilidade por contagem em câmara de Neubauer. Cultura de linhagens celulares de LLC-MK2 e VERO foram utilizadas para o teste de MTT. Foram semeadas em placas de cultura de 96 poços e incubadas em diferentes concentrações de SOL (3.12, 6.25, 12.5, 25, 50 e 100 µg/mL) por 24 h a 37 ºC em 5% de CO2. As células foram lavadas e adicionou-se o MTT (0.33 mg/mL) por 4 h.

Resultados e Conclusão

Foi observado que as concentrações de 6.25 e 12.5 reduziram a viabilidade em 43% ± 3.088 e 60% ± 8.192, respectivamente. Já as concentrações de 25, 50 e 100 µg/mL reduziram mais de 70% a viabilidade quando comparado com o controle (p ≤ 0.0001). Investigamos se SOL exercia efeitos citotóxicos em linhagens celulares como LLMCK2 e VERO. Os resultados obtidos demonstraram que SOL não apresenta citotoxicidade as células . Juntos, nossos resultados mostram que SOL é capaz de diminuir a viabilidade de formas tripomastigotas de T. cruzi e não apresenta citotoxicidade a linhagens celulares de LLMCK2 e VERO.

Palavras-chave

Trypanosoma cruzi,SOL,LLMCK2,VERO

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Rafaela Evangelista, Amanda Cristina Machado Carloto, Ana Carolina Jacob Rodrigues, Manoela Daiele Gonçalves, Bruna Taciane da Silva Bortoleti, Virgínia Márcia Concato, Mariana Barbosa Detoni, Fernanda Tomiotto-Pellissier, Ricardo Luís Nascimento de Matos, Nilton Syogo Arakawa, Wander Rogério Pavanelli