Dados do Trabalho


Título

O ENSINO DE PARASITOLOGIA NO CURSO TÉCNICO DE ANÁLISES CLÍNICAS EM UMA ESCOLA TÉCNCIA DE SAÚDE EM TEMPO DE PANDEMIA

Objetivos(s)

- Despertar o interesse e motivação dos alunos, nas aulas de parasitologia remotas emergenciais em tempo de pandemia;
- Apresentar aos alunos os principais parasitos de importância médica e métodos de diagnóstico laboratorial;
- Fazer com que os alunos debatessem e refletissem sobre fatores que envolvem a transmissão das parasitoses em nosso meio, as preocupações sociais e ambientais.

Relato do Caso

Durante as aulas remotas emergenciais, as estratégias adotadas para despertar o interesse e a motivação dos alunos foram muitas. Para não gerar consequências negativas no processo de aprendizagem na disciplina de parasitologia. Houve a necessidade urgente da professora e alunos se adaptarem as mudanças. Foram ajustados os planos de aula e implementado novos métodos de ensino.
A busca de soluções para tornar o ensino remoto viável, envolvendo toda a comunidade escolar da EPSJV/FIOCRUZ. Proporcionou aos alunos o acesso digital (plano de dados, empréstimo de tabblets), garantindo a realização de um ensino remoto emergencial a todos os alunos;
Com o acesso regular à internet os alunos conectados puderam participar das atividades “síncronas” desenvolvidas em tempo real e das “assíncronas”, realizadas em horário mais livres;
A utilização de ferramentas tecnológicas e das plataformas digitais possibilitaram o processo de comunicação, informação e aprendizagem.

Conclusão

O ensino remoto de certa forma, foi um desafio. Mas foi possível perceber que a utilização de tecnologias digitais na educação em saúde e em qualquer área que envolva o ensino são ferramentas necessárias que contribuem para o aprendizado e conhecimento do aluno;
É importante ressaltar que mesmo no contexto de aulas remotas a proposta de trabalhar a disciplina de parasitologia transitou pelo conteúdo, troca de saberes, reflexão e debate crítico sobre políticas públicas e aspectos éticos profissionais para que os alunos atuem de forma qualificada na área de saúde.

Agradecimentos

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV - FIOCRUZ

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Cleide Cristina Apolinário Borges